Category Archives: Aparelho urinário e genital masculino

Sinais e formas

stomachPain1 300x200 - Sinais e formas

As infeções são de natureza diferente segundo o órgão atingido.

Quando se trata de uma afeção do alto aparelho urinário, bacinete e uréter, fala-se de pielonefrite; a infeção da bexiga é uma cistite. E, em cada caso, a doença varia segundo o sexo e a idade.

As pielonefrites são sempre infeções severas; podem ser agudas, com uma febre alta, arrepios intensos, dores lombares; podem ser crónicas, com um aspecto muito menos espetacular, uma febrezinha, algum ardor ao urinar.

É sobretudo na criança que esta forma é perniciosa, porque não há nada na urina que chame a atenção. Donde a obrigação imperiosa de fazer um exame de urina a um lactente que apresenta uma febre cuja origem não é evidente.

Em qualquer idade, é preciso procurar uma causa para esta infeção que se manifesta acima de uma «barragem». No adulto, tal barragem pode ser devida a um cálculo ou a um estreitamento do uréter.

Na criança, é um mau funcionamento da bexiga que impele a urina para cima em vez de a deixar seguir o seu curso normal.

A situação é muito diversa com as infeções da bexiga, as cistites.

Estas, sobretudo na mulher, são infinitamente menos graves. Mas podem ser um verdadeiro pesadelo devido à sua repetição incessante. Pode até acontecer, por vezes, um exame à urina não revelar qualquer germe e, todavia, encontrarmos toda a sintomatologia da cistite: desejo repetido de urinar, ardor ao urinar, por vezes urina sangrenta. Fala-se então de cistalgia.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica1 300x2252 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Numa afeção tão caprichosa e desencorajadora, é difícil prever com exatidão os resultados que se irão obter em tal ou tal caso.

Uma longa prática médica permite ao autor deste livro dizer que os resultados favoráveis são ao nível de cerca de cinquenta por cento, o que nem por isso é muito mau.

Causas

975814 590064124366516 1018560769 n 258x300 - Causas

Há dois grandes tipos de causas na enurese. As causas psicológicas já foram referidas. E é verdade que continuam a ser muito importantes, o exemplo acima citado prova-o, particularmente nas enureses secundárias.

Pelo contrário, nas enureses primárias, as causas orgânicas parecem ser as de maior peso. É a bexiga que está na sua origem, ou porque tem alguma deformação, ou porque as suas contrações são demasiado fortes, ou ainda, e sobretudo, porque, por razões que desconhecemos, é demasiado pequena e não cresce ao mesmo tempo que a criança.

Definição

063252 Ampliada 300x300 - Definição

A retenção e a incontinência urinária são dois estados exatamente opostos. Com efeito, retenção significa a impossibilidade de emissão das urinas; incontinência, a impossibilidade de as reter.

Qual a razão que nos leva a tratar estas duas doenças opostas num mesmo capítulo? Porque os pontos que lhes correspondem são os mesmos, prova suplementar de uma ação essencialmente reguladora.

Causas

Prostata 1 300x225 - Causas

Tudo o que provoca obstáculo à saída das urinas cria uma retenção. Entre as causas mais frequentes:

— No homem, podemos encontrar:

• Um estreitamento da uretra, na sequência de uma infecção desta, ainda que antiga;

• Um mau funcionamento da bexiga;

• Ou, sobretudo, a existência de um adenoma prostático, a «próstata» das pessoas idosas;

— Na mulher, uma compressão por uma massa abdominal, sobretudo um fribroma;

— Na criança, há que pensar sempre numa deformação das vias urinárias.

Quanto à incontinência, está ligada a acidentes cirúrgicos ou obstétricos.

No homem, trata-se sobretudo de uma sequela da operação à próstata, que provoca uma incontinência muitas vezes transitória, que se recompõe em poucas semanas, mas, por vezes, infelizmente, é definitiva.
Na mulher, a incontinência é uma consequência mais ou menos longínqua de um parto difícil com fórcipe, lacerações, etc.

Faz-se acompanhar frequentemente de um prolapso, uma «descida» do útero ou da bexiga.

Finalmente, a incontinência, tal como a retenção, aliás, pode vir na sequência de uma paralisia da espinal medula.

Definição

Homem urinando no banheiro cor 182x300 - Definição

Entende-se por infeções urinárias as infecções das vias condutoras da urina, que são, de cima para baixo, o bacinete, o uréter e a bexiga.

As infeções do conduto terminal, a uretra, são excluídas desta definição. «E as do rim?», perguntará o leitor. As infeções do rim são muito raras, e quando se fala de nefrites, o que etimologicamente deveria querer dizer infeção do rim, não se trata de uma verdadeira infeção, mas de uma inflamação de natureza muito diferente.

Pelo contrário, a infecção das vias urinárias pode provocar, como reflexo, uma destruição do rim; é por isso que as infecções saio tão perigosas, tanto mais que muitas vezes evoluem silenciosamente.

Causas

1153249 14402248 229x300 - Causas

Já foi afirmado que a cólica nefrítica, na imensa maioria dos casos, é devida à migração de um cálculo urinário ao longo do uréter.

Os cálculos formam-se no bacinete, um reservatório que contém a urina, devido a razões múltiplas que não se encontram todas determinadas, a urina do doente pode estar demasiado carregada de sais minerais e estes precipitam-se, um pouco como uma água demasiado calcária provoca depósitos nos canos. Os cálculos começam por ser muito pequenos, constituindo «areia» ou «lama urinária», e depois os pequenos cristais aglomeram-se e acabamos por obter verdadeiras pedrinhas, de formas e dimensões variadas.

A natureza química desses cálculos varia; conforme os casos, podemos estar perante uma litíase (é o nome científico da afecção) úrica, cálcica, oxálica, cistínica ou magnesiana. E isso tem importância no que se refere ao tratamento.

Modo de emprego

images 115 - Modo de emprego

É preciso estimular longamente estes quatro pontos, quer à mão, quer por meio de uma estimulação elétrica, de manhã e à noite. Convém obter uma sensação de adormecimento ao nível da bexiga. Pode-se assim igualmente aliviar as crises e evitar as recaídas, sobretudo das cistites.

Aparelho urinário e genital masculino | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com