Category Archives: Aparelho urinário e genital masculino

Sinais e formas

xixinacama52 1 300x199 - Sinais e formas

O asseio noturno, por outras palavras, deixar de fazer xixi na cama, estabelece-se normalmente entre os dois e os três anos.

Admite-se que possam ocorrer ocasionalmente «acidentes» até à idade dos cinco anos.

É por isso que é vão e até perigoso ser exigente em relação a uma criança mais nova. Certas mães são maníacas da limpeza e perseguem literalmente o seu bebé para que vá ao bacio. E uma atitude insensata, susceptível de o perturbar durante muito tempo.

Há que assinalar a existência de dois tipos de enurese. A que nunca cessou, a criança nunca foi asseada, designa-se por enurese primária.

Pelo contrário existe também o caso da criança que se tornou normalmente asseada e que depois se tornou enurética passados dois ou três anos, é a enurese secundária, e observamos que foi na sequência de um choque emocional (nascimento de um irmão ou de uma irmã, separação dos pais, etc.) que a criança voltou a urinar na cama. Veremos que isto é importante para determinar as causas da doença.

Porque é uma verdadeira doença; a criança sente-se incomodada, envergonhada, perante os seus companheiros; não pode ir descontraidamente para uma colónia de férias, para casa de amigos, etc, o que vai acabar por agir sobre o seu carácter e torná-la muito infeliz.

Causas

1153249 14402248 229x300 - Causas

Já foi afirmado que a cólica nefrítica, na imensa maioria dos casos, é devida à migração de um cálculo urinário ao longo do uréter.

Os cálculos formam-se no bacinete, um reservatório que contém a urina, devido a razões múltiplas que não se encontram todas determinadas, a urina do doente pode estar demasiado carregada de sais minerais e estes precipitam-se, um pouco como uma água demasiado calcária provoca depósitos nos canos. Os cálculos começam por ser muito pequenos, constituindo «areia» ou «lama urinária», e depois os pequenos cristais aglomeram-se e acabamos por obter verdadeiras pedrinhas, de formas e dimensões variadas.

A natureza química desses cálculos varia; conforme os casos, podemos estar perante uma litíase (é o nome científico da afecção) úrica, cálcica, oxálica, cistínica ou magnesiana. E isso tem importância no que se refere ao tratamento.

Modo de emprego

Acupuncture12 267x300 - Modo de emprego

Muito enérgico na crise dolorosa.

Massajar profundamente, ou utilizar agulhas longas, ou ainda um estimulador elétrico, até ao desaparecimento da dor. Os Chineses praticam mesmo, a este nível, injeções de substâncias calmantes.

Se o cálculo estiver bloqueado, é bom utilizar o primeiro ponto assinalado, aplicando-lhe pressões do dedo, ou mesmo choques repetidos, com um objecto um pouco pesado, tipo martelo de reflexos, para obter, se possível, a «libertação» do cálculo.

Sinais e formas

Remedios naturales para estimular la sexualidad masculina 3 300x200 - Sinais e formas

Em geral, a situação pode verificar-se de três maneiras:

• Ou o sujeito não sente qualquer desejo;

• Ou o pénis permanece mole e não permite a penetração. Trata-se de uma perturbação da ereção;

• Ou ainda pode acontecer que o sujeito «acabe» demasiado depressa: é uma ejaculação prematura, que não permite uma relação satisfatória.

Evolução

menina dormindo 12648 300x152 - Evolução

É certo que a enurese não apresenta nenhuma gravidade em si, mas dura, muito simplesmente. Os anos passam, o pequeno «doente» e os seus pais entram em desespero.

Muitas vezes é preciso esperar pela puberdade para tudo entrar na devida ordem. Por vezes, a enfermidade vai até à idade adulta, com todas as consequências sociais que daí podem advir.

Sinais e formas

stomachPain1 300x200 - Sinais e formas

As infeções são de natureza diferente segundo o órgão atingido.

Quando se trata de uma afeção do alto aparelho urinário, bacinete e uréter, fala-se de pielonefrite; a infeção da bexiga é uma cistite. E, em cada caso, a doença varia segundo o sexo e a idade.

As pielonefrites são sempre infeções severas; podem ser agudas, com uma febre alta, arrepios intensos, dores lombares; podem ser crónicas, com um aspecto muito menos espetacular, uma febrezinha, algum ardor ao urinar.

É sobretudo na criança que esta forma é perniciosa, porque não há nada na urina que chame a atenção. Donde a obrigação imperiosa de fazer um exame de urina a um lactente que apresenta uma febre cuja origem não é evidente.

Em qualquer idade, é preciso procurar uma causa para esta infeção que se manifesta acima de uma «barragem». No adulto, tal barragem pode ser devida a um cálculo ou a um estreitamento do uréter.

Na criança, é um mau funcionamento da bexiga que impele a urina para cima em vez de a deixar seguir o seu curso normal.

A situação é muito diversa com as infeções da bexiga, as cistites.

Estas, sobretudo na mulher, são infinitamente menos graves. Mas podem ser um verdadeiro pesadelo devido à sua repetição incessante. Pode até acontecer, por vezes, um exame à urina não revelar qualquer germe e, todavia, encontrarmos toda a sintomatologia da cistite: desejo repetido de urinar, ardor ao urinar, por vezes urina sangrenta. Fala-se então de cistalgia.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica1 300x2252 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Numa afeção tão caprichosa e desencorajadora, é difícil prever com exatidão os resultados que se irão obter em tal ou tal caso.

Uma longa prática médica permite ao autor deste livro dizer que os resultados favoráveis são ao nível de cerca de cinquenta por cento, o que nem por isso é muito mau.

Causas

975814 590064124366516 1018560769 n 258x300 - Causas

Há dois grandes tipos de causas na enurese. As causas psicológicas já foram referidas. E é verdade que continuam a ser muito importantes, o exemplo acima citado prova-o, particularmente nas enureses secundárias.

Pelo contrário, nas enureses primárias, as causas orgânicas parecem ser as de maior peso. É a bexiga que está na sua origem, ou porque tem alguma deformação, ou porque as suas contrações são demasiado fortes, ou ainda, e sobretudo, porque, por razões que desconhecemos, é demasiado pequena e não cresce ao mesmo tempo que a criança.

Aparelho urinário e genital masculino | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com