Category Archives: Aparelho urinário e genital masculino

Os pontos

meridian image1 300x176 - Os pontos

Dois principais, dois acessórios:

Os principais:

O primeiro esta na parte inferior das costas, a três dedos para cada lado da espinha dorsal, sobre uma linha que passa pelas cristas iliacas.

O segundo a três dedos para cada lado do ânus.

Os acessórios:

O primeiro sobre o ventre, a meio caminho entre o umbigo e o púbis.

O segundo de ambos os lados do púbis, sobre uma pequena ponta óssea (espinha pubiana).

Causas

Prostata 1 300x225 - Causas

Tudo o que provoca obstáculo à saída das urinas cria uma retenção. Entre as causas mais frequentes:

— No homem, podemos encontrar:

• Um estreitamento da uretra, na sequência de uma infecção desta, ainda que antiga;

• Um mau funcionamento da bexiga;

• Ou, sobretudo, a existência de um adenoma prostático, a «próstata» das pessoas idosas;

— Na mulher, uma compressão por uma massa abdominal, sobretudo um fribroma;

— Na criança, há que pensar sempre numa deformação das vias urinárias.

Quanto à incontinência, está ligada a acidentes cirúrgicos ou obstétricos.

No homem, trata-se sobretudo de uma sequela da operação à próstata, que provoca uma incontinência muitas vezes transitória, que se recompõe em poucas semanas, mas, por vezes, infelizmente, é definitiva.
Na mulher, a incontinência é uma consequência mais ou menos longínqua de um parto difícil com fórcipe, lacerações, etc.

Faz-se acompanhar frequentemente de um prolapso, uma «descida» do útero ou da bexiga.

Finalmente, a incontinência, tal como a retenção, aliás, pode vir na sequência de uma paralisia da espinal medula.

Modo de emprego

Acupuncture12 267x300 - Modo de emprego

Na retenção de urinas, convém estimular, quer com o dedo, quer com a agulha, até à aparição da urina. Não recomeçar com excessiva frequência, mas aproveitar o apaziguamento para praticar uma exploração das vias urinárias.

Na incontinência, estimular durante quinze minutos os pontos com o dedo, com agulha ou por estimulação eléctrica. A estimulação pode ser associada utilmente a pequenos exercícios muito simples de ginástica do períneo, que consistem em praticar, ao mesmo tempo que a utilização dos pontos, movimentos de contração e de relaxamento do períneo, o doente deve sucessivamente contrair e relaxar as nádegas, umas dez vezes, de manhã e à noite.

Sinais e formas

xixinacama52 1 300x199 - Sinais e formas

O asseio noturno, por outras palavras, deixar de fazer xixi na cama, estabelece-se normalmente entre os dois e os três anos.

Admite-se que possam ocorrer ocasionalmente «acidentes» até à idade dos cinco anos.

É por isso que é vão e até perigoso ser exigente em relação a uma criança mais nova. Certas mães são maníacas da limpeza e perseguem literalmente o seu bebé para que vá ao bacio. E uma atitude insensata, susceptível de o perturbar durante muito tempo.

Há que assinalar a existência de dois tipos de enurese. A que nunca cessou, a criança nunca foi asseada, designa-se por enurese primária.

Pelo contrário existe também o caso da criança que se tornou normalmente asseada e que depois se tornou enurética passados dois ou três anos, é a enurese secundária, e observamos que foi na sequência de um choque emocional (nascimento de um irmão ou de uma irmã, separação dos pais, etc.) que a criança voltou a urinar na cama. Veremos que isto é importante para determinar as causas da doença.

Porque é uma verdadeira doença; a criança sente-se incomodada, envergonhada, perante os seus companheiros; não pode ir descontraidamente para uma colónia de férias, para casa de amigos, etc, o que vai acabar por agir sobre o seu carácter e torná-la muito infeliz.

Causas

1153249 14402248 229x300 - Causas

Já foi afirmado que a cólica nefrítica, na imensa maioria dos casos, é devida à migração de um cálculo urinário ao longo do uréter.

Os cálculos formam-se no bacinete, um reservatório que contém a urina, devido a razões múltiplas que não se encontram todas determinadas, a urina do doente pode estar demasiado carregada de sais minerais e estes precipitam-se, um pouco como uma água demasiado calcária provoca depósitos nos canos. Os cálculos começam por ser muito pequenos, constituindo «areia» ou «lama urinária», e depois os pequenos cristais aglomeram-se e acabamos por obter verdadeiras pedrinhas, de formas e dimensões variadas.

A natureza química desses cálculos varia; conforme os casos, podemos estar perante uma litíase (é o nome científico da afecção) úrica, cálcica, oxálica, cistínica ou magnesiana. E isso tem importância no que se refere ao tratamento.

Modo de emprego

Acupuncture12 267x300 - Modo de emprego

Muito enérgico na crise dolorosa.

Massajar profundamente, ou utilizar agulhas longas, ou ainda um estimulador elétrico, até ao desaparecimento da dor. Os Chineses praticam mesmo, a este nível, injeções de substâncias calmantes.

Se o cálculo estiver bloqueado, é bom utilizar o primeiro ponto assinalado, aplicando-lhe pressões do dedo, ou mesmo choques repetidos, com um objecto um pouco pesado, tipo martelo de reflexos, para obter, se possível, a «libertação» do cálculo.

Sinais e formas

Remedios naturales para estimular la sexualidad masculina 3 300x200 - Sinais e formas

Em geral, a situação pode verificar-se de três maneiras:

• Ou o sujeito não sente qualquer desejo;

• Ou o pénis permanece mole e não permite a penetração. Trata-se de uma perturbação da ereção;

• Ou ainda pode acontecer que o sujeito «acabe» demasiado depressa: é uma ejaculação prematura, que não permite uma relação satisfatória.

Evolução

menina dormindo 12648 300x152 - Evolução

É certo que a enurese não apresenta nenhuma gravidade em si, mas dura, muito simplesmente. Os anos passam, o pequeno «doente» e os seus pais entram em desespero.

Muitas vezes é preciso esperar pela puberdade para tudo entrar na devida ordem. Por vezes, a enfermidade vai até à idade adulta, com todas as consequências sociais que daí podem advir.

Aparelho urinário e genital masculino | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com