Category Archives: Cólicas nefríticas, os cálculos

Causas

1153249 14402248 229x300 - Causas

Já foi afirmado que a cólica nefrítica, na imensa maioria dos casos, é devida à migração de um cálculo urinário ao longo do uréter.

Os cálculos formam-se no bacinete, um reservatório que contém a urina, devido a razões múltiplas que não se encontram todas determinadas, a urina do doente pode estar demasiado carregada de sais minerais e estes precipitam-se, um pouco como uma água demasiado calcária provoca depósitos nos canos. Os cálculos começam por ser muito pequenos, constituindo «areia» ou «lama urinária», e depois os pequenos cristais aglomeram-se e acabamos por obter verdadeiras pedrinhas, de formas e dimensões variadas.

A natureza química desses cálculos varia; conforme os casos, podemos estar perante uma litíase (é o nome científico da afecção) úrica, cálcica, oxálica, cistínica ou magnesiana. E isso tem importância no que se refere ao tratamento.

Modo de emprego

Acupuncture12 267x300 - Modo de emprego

Muito enérgico na crise dolorosa.

Massajar profundamente, ou utilizar agulhas longas, ou ainda um estimulador elétrico, até ao desaparecimento da dor. Os Chineses praticam mesmo, a este nível, injeções de substâncias calmantes.

Se o cálculo estiver bloqueado, é bom utilizar o primeiro ponto assinalado, aplicando-lhe pressões do dedo, ou mesmo choques repetidos, com um objecto um pouco pesado, tipo martelo de reflexos, para obter, se possível, a «libertação» do cálculo.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Dois principais, dois acessórios:

Os principais:

O primeiro está situado nas costas, a três dedos da coluna vertebral, de ambos os lados da espinha dorsal, à altura da crista ilíaca a estimular do lado doloroso.

O segundo, sobre o lado interno da barriga da perna, no ângulo formado pela cabeça e pelo corpo da tíbia.

Os acessórios:

O primeiro sobre a parte posterior da barriga da perna, mesmo ao meio desta, entre as duas massas carnudas a que se chama os gémeos.

O segundo por Irás do tornozelo interno, a dois dedos acima do osso calcâneo.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica2 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

O seu papel é muito brilhante. A experiência prova que a estimulação dos pontos é muitas vezes mais eficaz do que os mais poderosos medicamentos, e todos os acupuntores se recordam de doentes que, não tendo sido aliviados por uma perfusão intravenosa, obtiveram um desaparecimento quase imediato da dor pela aplicação de algumas agulhas.

Definição

bebe chorando 300x200 - Definição

Dor intensa que ocorre de uma maneira geralmente brutal, ao longo das vias urinárias direita ou esquerda, geralmente ligada ao deslocamento de um cálculo urinário.

Na grande maioria dos casos, a dor aparece subitamente ou instala-se em poucos minutos.

É intensa, terrível e o seu trajeto é típico. Partindo de um rim (não devemos esquecer que este órgão está situado mais acima do que se julga habitualmente, sob as costelas), a dor desce pela região lombar e pelo ventre e vai terminar nas partes genitais, isto é, segue o trajeto do uréter que conduz a urina do rim à bexiga.

O doente torce-se com dores, procura em vão encontrar uma posição mais apaziguadora, mas nada o alivia.

A este quadro se acrescentam múltiplas perturbações: umas digestivas, vómitos, gases, diarreias, etc, outras urinárias, mais evidentes e mais óbvias, o doente tem repetida vontade de urinar e só expulsa algumas gotas, por vezes sangrentas.

Tratamento habitual

Shantala massagem nos bebês 11 300x200 - Tratamento habitual

Na crise de cólica nefrítica, o tratamento é essencialmente médico.

É imperiosamente necessário aliviar a dor e é preciso procurar fazer «passar» o cálculo.

O calmante mais poderoso é a morfina; mas, infelizmente, esta tem um efeito de espasmo e pode bloquear o cálculo no uréter, ao provocar a sua contração.

Por isso é preferível utilizar produtos antiespasmódicos por todas as vias: comprimidos, supositórios, injeções, sobretudo intravenosas.

Pode até acontecer que o médico se veja obrigado a instalar uma perfusão intravenosa para fazer cessar uma crise atroz e interminável.

A cirurgia só tem lugar no caso de um cálculo bloqueado há muito tempo, e que, como já vimos, põe o rim em perigo. Mas também pode ser precedida de uma tentativa de extração por meio de uma sonda, mas mesmo nessa intervenção ainda estamos perante uma manobra difícil

Formas e evolução

o ABDOMINAL PAIN facebook 300x150 - Formas e evolução

As cólicas nefríticas assemelham-se umas às outras. Após horas de sofrimento, o doente acalma e só se mantém uma sensação dolorosa semelhante à de uma contusão. Mas, infelizmente, na maior parte dos casos, a dor regressa, igualmente intensa, e a situação vai continuar de crise em crise, até que o cálculo responsável desça até à bexiga donde é depois expulso com mais facilidade para o exterior.

Apesar da violência da dor, mais vale uma crise muito evidente, que faz descer o cálculo, do que crises menos severas, nas quais o uréter e seguidamente as vias urinárias superiores se deixam distender, pondo em perigo o próprio rim.

Cólicas nefríticas, os cálculos | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com