Category Archives: Insuficiência cardíaca

Causas

Ataque Cardiaco 232x300 - Causas

Como já dissemos, a insuficiência cardíaca é a fase terminal da evolução de doenças dos pulmões ou do coração.

Primeiro do pulmão, porque este órgão é uma verdadeira esponja de sangue. Desde que haja uma resistência à passagem desse sangue, o coração força-se, esgota-se; chegamos à insuficiência cardíaca direita, mais global. É o que se passa em caso de bronquite crónica, de enfisema, etc.

Depois do coração. Entre as doenças do coração que conduzem à insuficiência cardíaca, as mais frequentes são as doenças que atingem as válvulas do coração, o enfarte do miocárdio, que torna não funcional uma parte do músculo cardíaco, ou certas doenças do próprio músculo (miocardiopatias).

Tratamentos habituais

28032013exameinsuficienciafotomarcos santos071 300x200 - Tratamentos habituais

Têm duas finalidades:

— Diminuir ao máximo os líquidos do organismo para facilitar o trabalho de «bomba» do coração, donde dieta sem sal e diuréticos que, fazendo urinar, eliminam os edemas;

— Tonificar o músculo do coração, e, a par da velha e sempre útil digitalina, surgiram novos produtos, como os nitritos, por exemplo.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Um principal, dois acessórios:

O principal:

Está situado na palma da mão, sobre a «linha do coração», é o sítio que o dedo mínimo vem tocar, quando temos a mão fechada.

Os acessórios:

O primeiro está situado sobre o lado palmar do pulso, a três dedos acima da dobra deste.

O segundo sobre o dorso, a dois dedos para cada lado da ponta da quarta vértebra dorsal (quarta saliência a partir da base da nuca).

Formas

edema pulmonar 300x225 - Formas

É clássico distinguir a insuficiência do coração direito, no qual é a parte do coração que envia o sangue para os pulmões que é atingida, e a insuficiência do coração esquerdo, em que é o resto do órgão que se encontra enfraquecido.

Na verdade, na maioria dos casos a insuficiência cardíaca é global.

Sinais

Ma circulacao nos pes 2 300x200 - Sinais

Um certo número de sinais traduzem quase constantemente o estado de insuficiência cardíaca. Esses sinais revelam-se das seguintes maneiras:

— O depósito de sangue em diversas partes do organismo onde o coração já não pode bombeá-lo. Trata-se de partes do corpo que podem, em suma, desempenhar um papel de reservatório, a saber:

• As pernas que incham, é o inchaço ou edema dos dois membros inferiores;

• O fígado que aumenta de volume, provocando frequentemente perturbações digestivas, é designado, de uma maneira sugestiva, como «fígado acordeão»;

• Os pulmões, finalmente, que podem deixar-se invadir subitamente pelo sangue, é o dramático edema agudo do pulmão, que exige uma terapêutica de urgência; ou então que se deixa inundar progressivamente, o que provoca uma dificuldade respiratória ou dispneia e expectoração, que poderão ser interpretados como bronquite.

Em resumo, a tríade: edema, fígado grande, dispneia. Outros sinais traduzem a fadiga do músculo cardíaco:

— Acelera para tentar compensar com a velocidade aquilo que já não tem força para fazer, temos então a taquicardia;

— Aumenta de volume, dilata-se, isso é sobretudo visível por meio dos raios X.

Insuficiência cardíaca | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com