Descoberta dos mecanismos científicos da ação da Acupuntura

acupuntura primeclin 300x225 - Descoberta dos mecanismos científicos da ação da Acupuntura

Esta descoberta foi um dos mais espetaculares progressos não só da acupuntura. mas também da medicina em geral, neste último decénio É no domínio da dor que estes trabalhos se encontram mais avançados. Foi demonstrado que a estimulação dos pontos provoca reações a dois níveis:

• Ao nível da espinal medula, onde a sensação dolorosa e bloqueada por uma verdadeira «cancela» que impede a sua passagem para o cérebro. Pensou-se inicialmente que este bloqueio era de ordem elétrica e se fazia a um determinado nível da medula. Não é verdade; são vários andares medulares que estão interessados, e as estruturas nervosas segregam uma substância química, a substância P. cuja finalidade é reforçar a sensação dolorosa. A estimulação dos pontos bloqueia a libertação de substância P e reduz assim a importância da mensagem dolorosa.

• Por outro lado, ao nível do cérebro, são segregadas numerosas substâncias, denominadas mediadores químicos, que transmitem as ordens de uma célula nervosa para outra. Entre estes existem alguns, chamados endorfinas, que são verdadeiras morfinas naturais, substâncias antidor. Ora, e isto foi demonstrado de variadas maneiras, a acupuntura liberta essas morfinas naturais. Foram mesmo encontrados os pontos do cérebro onde elas são fabricadas em maior ou menor quantidade.

Além da questão da dor, outras descobertas foram feitas: conhece-se, mais ou menos, graças ao microscópio eletrónico, a estrutura dos pontos de acupuntura. Trata-se de pequenas formações nervosas, às quais chegam fibras nervosas particulares (provavelmente com origem no sistema nervoso do feto) que permitem transmitir a estimulação nervosa dez vezes mais depressa do que as outras formações nervosas. Compreende-se assim a razão pela qual. nas anestesias sob acupuntura é preciso iniciar a estimulação ainda antes do começo da operação para «fechar a cancela» antes da chegada da dor.
A par deste mecanismo, atualmente bem estabelecido, ainda há muita coisa a descobrir. Resumo esquematicamente as principais questões que se nos colocam;

— Que se passa ao longo dos misteriosos meridianos que sulcam o nosso corpo?
— Quais são as vias de passagem entre o ponto de estimulação e os recetores do cérebro?
— Por que é que alguns pontos têm uma ação direta (do mesmo lado do corpo) e outros uma ação cruzada (do outro lado)?
— Finalmente, como age a acupuntura diretamente sobre os órgãos? Não podemos esquecer que as endorfinas desempenham um papel na obesidade e na diabetes, e vimos que a acupuntura intervém na sua secreção.

A acupuntura abre assim um campo imenso de exploração a todos os níveis do nosso ser. Nesse sentido, foi possível dizer-se que da será uma das vias mais gloriosas da ciência medica do terceiro milénio.

Descoberta dos mecanismos científicos da ação da Acupuntura | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com