Category Archives: Digestão

Definição

Dôr de Barriga1 300x200 - Definição

Todas as dores cuja origem está no estômago e, podemos acrescentar, na primeira parte do duodeno, «o bulbo» em terminologia radiológica. Estas dores são geralmente sentidas na «boca do estômago», em termos científicos, o epigastro. Todavia, convém realçar duas coisas:

— Primeiro, as perturbações da primeira parte do intestino delgado, que se chama duodeno, e do piloro, zona fronteira entre o estômago e o intestino, produzem praticamente os mesmos sintomas que as do estômago, e podem ser confundidas com elas;

— Além disso, numerosos órgãos do ventre, e mesmo do tórax, podem «fazer doer» o epigastro; a vesícula biliar, o fígado, o pâncreas, até mesmo o coração e a pleura.

Por isso é sempre preciso consultar um médico a fim de se poder saber qual a causa real.

Causas

DSCF0934 300x225 - Causas

1) As diarreias agudas estão quase sempre ligadas a uma causa exterior; intolerância a um alimento ou infecção microbiana ou parasitária.
Certas infecções deste tipo são muito graves, como acontece com as disenterias bacilares ou amibianas.

2) As diarreias crónicas estão mais vezes ligadas a perturbações orgânicas ao nível do pâncreas, do intestino delgado ou do intestino grosso.

Insistiremos mais particularmente sobre estas duas formas de diarreias crónicas:

• A primeira é devida a duas doenças de origem desconhecida, que se traduzem ambas por fezes ensanguentadas, a recto-cólica hemorrágica e a doença de Crohn;

• A segunda está ligada ao mau hábito de tomar laxantes com regularidade; estes provocam fezes líquidas, que privam o indivíduo da sua água e dos sais minerais do organismo. Hábito nefasto, perigoso, contra o qual nunca se alerta demasiado as pessoas.

Evolução

como eliminar gases intestinais 1 300x183 - Evolução

Não seria possível encarar Uma evolução comum para afeções tão diversas. Observemos simplesmente que as úlceras podem trazer complicações graves como as hemorragias e as perfurações. Notemos também que a úlcera do estômago pode tornar-se cancerosa, mas nunca a do duodeno.

Pelo contrário, as gastrites e as hérnias hiatais fazem dos doentes eternos «escravos» do estômago.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Dois principais, dois acessórios:

Os principais:

O primeiro está situado sobre o dedo grande do pé, no ângulo da unha que está orientado para o lado dos outros dedos.

O segundo sobre o lado exterior da perna, a quatro dedos abaixo da curva do joelho, abaixo e para a frente da pequena cabeça do perónio.

Os acessórios:

O primeiro está sobre o ventre, à altura do umbigo e a quatro dedos para cada lado deste.

O segundo sobre o lado interior da perna, a um: mão abaixo do joelho, ângulo da tíbia.

Tratamentos habituais

550px Get Rid of Tonsil Stones Step 5 preview3 300x169 - Tratamentos habituais

Estes dividem-se entre terapêutica, médicas e cirúrgicas.

— As colecistites exigem frequentemente um tratamento antibiótico massivo.

— Os cálculos e as suas complicações eram até há poucos anos apanágio exclusivo da cirurgia. Há pouco tempo surgiram produtos que desfazem os cálculos na vesícula, mas só se se tratar de cálculos de colesterol, e tais medicamentos nem sempre são bem tolerados.

— Quanto às discinesias, a sua existência arrastou consigo, por assim dizer, a criação de um enorme mercado de produtos farmacêuticos ditos «coléritos» que se propõem excitar ou retardar as contrações
do órgão. Na realidade, o que convém é um método que harmonize os movimentos da vesícula e os medicamentos dificilmente o conseguem.

— A crise de cólica hepática necessita da utilização de calmantes muito
poderosos em pílulas, supositórios ou injeções.

Formas e causas

linfaticoshigado 300x245 - Formas e causas

Os sintomas vesiculares que descrevemos acima agrupam-se de uma maneira diferente segundo as doenças que afetam a vesícula.

Essas doenças podem agrupar-se em três categorias:

— As infecções da vesícula ou colecistites;

— As perturbações do funcionamento vesicular ou discinesias;

— Os cálculos vesiculares e as suas complicações.

As colecistites são devidas à invasão da vesícula pelos germes intestinais. São elas que provocam os maiores acessos febris. Por vezes, a colecistite está supurada, impondo medidas urgentes, tanto médicas
como cirúrgicas.

As discinesias são consequência de deficientes contrações do órgão que, como todos os músculos, se deve contrair para expelir o seu conteúdo. As contrações podem ser insuficientes ou, pelo contrário, excessivas, ou ir alternadamente de um extremo ao outro, o que é o caso mais frequente.

Mas o maior problema é o dos cálculos biliares. Estes cálculos estão presentes em volume e em número extraordinariamente variáveis.

Alguns são enormes, com várias gramas, ocupando todo o interior do órgão; outros são minúsculos e numerosíssimos, constituindo a lama biliar.

Além das perturbações de funcionamento que provocam, os cálculos podem migrar nas vias biliares, desencadeando uma cólica hepática, ou ficarem aí bloqueados, provocando uma icterícia por retenção.

Digestão | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com