Category Archives: Dores de estômago, gastrites, úlceras

Sinais

stomach ache 300x205 - Sinais

A dor de estômago traduz-se sempre pelos mesmos sintomas, dor forte e espasmódica, ardor, acidez.

Além disso, tem como característica geral ser ritmada pelas refeições, e ocorrer imediatamente antes, quando se está em jejum, ou mais ou menos depois, quando se está a digerir.

Faz-se acompanhar por outros sintomas, arrotos, náuseas, vómitos mais ou menos ácidos, etc.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica2 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Seja qual for o interesse dos novos medicamentos, a nossa terapêutica continua a ter o seu lugar. Primeiro, porque na úlcera subsiste um problema. Nem sempre se sabe quando é possível interromper o tratamento para evitar recaídas, enquanto os pontos são úteis, porque podem ser estimulados indefinidamente sem perigo. Por outro lado, aliviam notavelmente as perturbações digestivas anexas: ardores, gases, inchaço, etc.

Tratamento habitual

medicament 300x200 - Tratamento habitual

É médico, na grande maioria dos casos, e utiliza dois grandes tipos de medicamentos, os antiácidos e produtos novos, anti-histamínicos específicos do estômago.

As operações cirúrgicas têm tendência para se tornarem cada vez mais raras, excepto nos casos de cancro, em que são imperativas.

Evolução

como eliminar gases intestinais 1 300x183 - Evolução

Não seria possível encarar Uma evolução comum para afeções tão diversas. Observemos simplesmente que as úlceras podem trazer complicações graves como as hemorragias e as perfurações. Notemos também que a úlcera do estômago pode tornar-se cancerosa, mas nunca a do duodeno.

Pelo contrário, as gastrites e as hérnias hiatais fazem dos doentes eternos «escravos» do estômago.

Causas

alimentos bons estomago 150934694 300x183 - Causas

São quatro as principais; a úlcera, a gastrite, a hérnia hiatal e o terrível cancro do estômago.

Só as três primeiras, como é evidente, podem ser do âmbito de uma terapêutica médica.

A úlcera é uma abertura na parede, provocada por um excesso de ácido ou pela angústia (já se disse que se tem uma úlcera na cabeça antes de ela aparecer no estômago), ou ainda por medicamentos como a cortisona ou os anti-inflamatórios.

As gastrites são inflamações na mucosa, devidas a um mau funcionamento do estômago ou a uma agressão da sua parede pelo tabaco, o álcool, o café, os condimentos, etc.

Quanto à hérnia hiatal, a sua causa é uma má «formação» da cavidade do ventre para cima, porque o músculo chamado diafragma é de má qualidade. Por isso, uma parte do estômago penetra no tórax, o que provoca perturbações do seu funcionamento.

A multiplicação das modernas formas de pesquisa, em particular os exames diretos por meio do fibroscópio, mostra como as doenças do estômago, as gastrites, em particular, e também, infelizmente, os cancros, são mais frequentes do que se julgava.

Modo de emprego

acupuntura estetica1 300x2252 300x225 - Modo de emprego

Para tratar uma afeção crónica, proceda a estimulações repetidas duas a três vezes por dia, um quarto de hora de cada vez. Na China, utiliza-se até métodos de estimulação contínua, quer por meio de uma ligadura cirúrgica, quer por estimulação eléctrica, quer através de injeção subcutânea ao nível do ponto.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Dois principais, dois acessórios:

Os principais:

O primeiro está situado sobre o pulso do lado da palma da mão, mesmo a meio deste, a três de dos acima da articulação.

O segundo sobre o lado exterior da barriga da perna, a uma mão abaixo da dobra do joelho.

Os acessórios:

O primeiro está colocado a meio da linha que; une o umbigo à extremidade inferior do esterno (encontra-se aí una pequena ponta que tem o nome científico de apêndice xifóide).

O segundo nas costas, a dois dedos para cada lado da espinha dorsal, a meia altura desta.

Definição

Dôr de Barriga1 300x200 - Definição

Todas as dores cuja origem está no estômago e, podemos acrescentar, na primeira parte do duodeno, «o bulbo» em terminologia radiológica. Estas dores são geralmente sentidas na «boca do estômago», em termos científicos, o epigastro. Todavia, convém realçar duas coisas:

— Primeiro, as perturbações da primeira parte do intestino delgado, que se chama duodeno, e do piloro, zona fronteira entre o estômago e o intestino, produzem praticamente os mesmos sintomas que as do estômago, e podem ser confundidas com elas;

— Além disso, numerosos órgãos do ventre, e mesmo do tórax, podem «fazer doer» o epigastro; a vesícula biliar, o fígado, o pâncreas, até mesmo o coração e a pleura.

Por isso é sempre preciso consultar um médico a fim de se poder saber qual a causa real.

Dores de estômago, gastrites, úlceras | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com