Category Archives: Vómitos, indigestão e crise de fígado

Causas

severe vomitting cause preterm labor 238x300 - Causas

São esses casos que merecem um estudo atento, porque então o vómito é a tradução de uma doença séria:

• Ou de origem digestiva, úlcera, cancro do esófago ou do estômago, apendicite, colecistite, «ventres agudos» cirúrgicos;

• Ou de origem geral, infeções, envenenamentos, diabetes, ureia, acetona na criança pode ser a sua causa;

• Ou de origem «nervosa» no seu sentido amplo, reflexo, se quisermos, assim, os vómitos repetidos podem ser sinal de miningite ou de perturbações do equilíbrio, ou então têm uma origem psicológica, como na anorexia mental, essa curiosa doença da jovem que procura emagrecer a todo o preço.

Mas, felizmente, a grande maioria dos casos não tem nada a ver com essas temíveis causas, e trata-se simplesmente de uma indigestão.

Uma «boa» indigestão não é mais do que um incidente passageiro na sequência de uma «comezaina» bem regada; traduz-se por vómitos, por vezes febre, é o «desarranjo gástrico febril», célebre na medicina
militar.

Mas também me pode perguntar o leitor: «E então a crise de fígado?»

Ora bem, muito simplesmente, ela não existe. É uma tradição francesa, e unicamente francesa. Sob este nome esconde-se geralmente uma enxaqueca, doença hereditária e alérgica. É a cabeça que faz mal ao fígado, e não o inverso.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura 2 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Esta tem o seu papel a quase todos os níveis:

• Nos vómitos graves, pode ajudar a reduzir as perdas líquidas;

• Na indigestão, abreviar a duração e a violência dos sintomas;

• E prestar excelentes serviços às mães, que podem assim melhorar a situação alimentar do seu bebé e fazê-lo sem o emprego de drogas.

Sinais e formas

2147552 6887 rec 200x300 - Sinais e formas

Quem nunca teve vómitos durante a sua vida? O que geralmente não é mais do que um incidente pode, por vezes, revestir um aspecto grave, quer pela sua importância, existem vómitos de vários litros de líquido em certas doenças como a cólera, que provocam uma desidratação aguda, ficando o indivíduo verdadeiramente «seco», quer pela sua repetição, encontramos esses casos sobretudo entre os lactentes, alguns dos quais «regurgitam» uma grande parte do biberão, com grande desespero das suas mães, ou então pelo seu carácter, a par dos vómitos habituais, alimentares ou biliosos incolores ou esverdeados, podem ocorrer vómitos de sangue vivo, vómitos negros de sangue digerido, cuja significação é sempre grave.

Modo de emprego

Acupuncture12 267x300 - Modo de emprego

Na indigestão do adulto, os dois primeiros pontos são muito ativos. Massage lenta e progressivamente, apoiando cada vez mais até ao desaparecimento do desejo de vomitar.

Os últimos pontos (os dos dedos) são muito úteis no bebé. Terminada a mamada, a mãe deve massajá-los com os seus dedos. O bebé arrota e já não regurgita o leite.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Há três, de igual importância:

O primeiro está situado sobre o ventre, a meio caminho entre o umbigo e a extremidade inferior do esterno (apêndice tifóide dos anatomistas).

O segundo, sobre o lado externo da perna, uma mão acima do tornozelo exterior: aplique a sua mão sobre esta face, o polegar indica o ponto.

O terceiro, ou melhor, os terceiros (há oito no total) são bastante inesperados.

Estes pontos, com efeito, encontram-se situados sobre os dedos do lado da palma da mão, a meio caminho
entre as primeiras e as segundas articulações dos quatro últimos dedos, do indicador ao mínimo.

Tratamento habitual

dieta queima gordura 2 300x229 - Tratamento habitual

Para além do tratamento da causa em si, sempre que tal é possível, existem actualmente medicamentos poderosos que agem sobre o sintoma que o próprio vómito constitui. Infelizmente, tais medicamentos provocam frequentemente o sono, o que, no lactente em particular, nem sempre está isento de inconvenientes.

Também precisamos de procurar corrigir, no lactente, os erros alimentares.

E, na indigestão, uma boa dieta de vinte e quatro ou quarenta e oito horas é suficiente para fazer regressar à normalidade.

Vómitos, indigestão e crise de fígado | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com