Category Archives: Doenças e Tratamentos

Causas

Prostata 1 300x225 - Causas

Tudo o que provoca obstáculo à saída das urinas cria uma retenção. Entre as causas mais frequentes:

— No homem, podemos encontrar:

• Um estreitamento da uretra, na sequência de uma infecção desta, ainda que antiga;

• Um mau funcionamento da bexiga;

• Ou, sobretudo, a existência de um adenoma prostático, a «próstata» das pessoas idosas;

— Na mulher, uma compressão por uma massa abdominal, sobretudo um fribroma;

— Na criança, há que pensar sempre numa deformação das vias urinárias.

Quanto à incontinência, está ligada a acidentes cirúrgicos ou obstétricos.

No homem, trata-se sobretudo de uma sequela da operação à próstata, que provoca uma incontinência muitas vezes transitória, que se recompõe em poucas semanas, mas, por vezes, infelizmente, é definitiva.
Na mulher, a incontinência é uma consequência mais ou menos longínqua de um parto difícil com fórcipe, lacerações, etc.

Faz-se acompanhar frequentemente de um prolapso, uma «descida» do útero ou da bexiga.

Finalmente, a incontinência, tal como a retenção, aliás, pode vir na sequência de uma paralisia da espinal medula.

Evolução

images 112 - Evolução

Esta ignorância é lamentável, tanto mais que a evolução espontânea muito raramente se faz no sentido da atenuação dos ruídos ou da sua supressão.

Geralmente, os acufenos mantêm-se desesperadamente idênticos e duram o resto da vida.

Muito frequentemente também se agravam, tornando insuportável a vida de quem deles padece.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

O ponto principal:

Está situado sobre o dorso de cada dedo, no meio da primeira articulação do dedo (a que está situada mais perto da mão).

Se vários dedos estão afetados, esses pontos devem ser estimulados na ordem seguinte: anular, polegar, médio, indicador, mínimo. Claro que podem ser massajados outros pontos sobre as outras articulações dos dedos ou na base destes, se necessário.

Formas e sinais

2147552 6887 rec1 200x300 - Formas e sinais

As náuseas associadas por vezes a alguns vómitos, que ocorrem durante a gravidez, são coisas tão frequentes que podemos dizer que fazem parte dos seus sintomas iniciais. Eventualmente, até acontece que uma mulher que não sabia que estava grávida possa ser alertada por elas.
Trata-se, geralmente, de um mal-estar matinal. A futura mãe sente-se «enjoada», com vertigens, incomodada ao levantar. Esse estado vai melhorando durante o dia. E, de um modo geral, os sintomas desaparecem quase sempre depois do terceiro mês de gravidez.

Mas também acontece que, por vezes, a situação agrava-se:

— A doente não deixa de vomitar durante os nove meses;

— Ou então esses vómitos, pela sua abundância e repetição, põem em perigo a saúde e até mesmo a sua vida. É a essa situação que nos referimos quando falamos dos vómitos graves, «incoercíveis», da gravidez.

 

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Esta tem um papel bastante limitado, mas importante, nos dois casos extremos; por um lado, na cegueira brusca, a estimulação enérgica dos pontos pode salvar a visão, enquanto se espera o tratamento médico; por outro lado, na situação oposta, caso das retinites ou da ausência de tratamento válido, a estimulação regular dos pontos tem uma ação que não é de desprezar.

Lugar da nossa terapêutica

medicament 300x200 - Lugar da nossa terapêutica

É boa porque leva a uma dilatação controlada das artérias, não certamente das que se encontram totalmente obstruídas, mas das redes de vasos que permanecem funcionais e podem durante muito tempo assegurar um suficiente fornecimento de sangue às pernas. Por isso deve ser sistematicamente associada às terapêuticas médicas. É desejável que os seus efeitos sejam seguidos através da melhoria do estado (aumento da distância de marcha) e da repetição dos «Doppler».

Causas

dom 300x300 - Causas

Certas causas de amenorreia são perfeitamente naturais; a gravidez é o melhor exemplo, é sempre a primeira situação em que se deverá pensar.

Nas idades extremas da vida genital da mulher, puberdade, menopausa, pode haver interrupções das regras. É admitido que, nos nossos climas, a puberdade ocorre normalmente entre os doze e os dezasseis anos, a menopausa entre os quarenta e cinco e os cinquenta e cinco.

Mas pode haver puberdades tardias e menopausas precoces, que nem por isso são menos normais.

Quando a ausência de regras é verdadeiramente anormal, poderá ocorrer a diversos níveis do aparelho genital. Para isto ser facilmente compreendido, deve-se observar o esquema que se segue. Como vemos, intervêm nas regras três órgãos principais: primeiro, o útero ou matriz, donde provém o sangue, e que é o órgão «básico», por assim dizer; depois os ovários, glândulas do ventre que soltam um óvulo uma vez por mês, mas que também, por intermédio das duas substâncias que lançam no sangue, fazem fabricar pela matriz o «ninho», no qual, se houver fecundação, o ovo humano irá alojar-se. Se não houve fecundação, o «ninho» já não tem razão de ser e é eliminado com o sangue menstrual ao fim de um mês, para dar lugar a um novo ciclo.

Mas não é tudo. Existe no crânio, na base do cérebro, uma terceira glândula, a hipófise, que controla ela própria o funcionamento dos ovários.

Se a tudo isto acrescentarmos que a hipófise está aberta a numerosas influências, nervosas em particular, vemos quanto esta arquitetura extraordinariamente complicada pode estar sujeita a incidentes ou a acidentes.

Ao nível do útero, pode ser uma má anatomia do órgão ou uma falta de receptividade às hormonas do ovário.

Ao nível dos ovários, pode haver quistos de diferentes estruturas ou más ovulações.

Ao nível da hipófise, tumores ou perturbações de funcionamento, ligados especialmente às influências cerebrais. Todos sabemos que uma emoção pode fazer parar as regras… ou provocar o seu aparecimento.

Assim, todas as amenorreias exigem um exame aprofundado, mas, felizmente, na maior parte dos casos, trata-se mais de perturbações funcionais do que de alterações orgânicas.

Causas

DSCF0934 300x225 - Causas

1) As diarreias agudas estão quase sempre ligadas a uma causa exterior; intolerância a um alimento ou infecção microbiana ou parasitária.
Certas infecções deste tipo são muito graves, como acontece com as disenterias bacilares ou amibianas.

2) As diarreias crónicas estão mais vezes ligadas a perturbações orgânicas ao nível do pâncreas, do intestino delgado ou do intestino grosso.

Insistiremos mais particularmente sobre estas duas formas de diarreias crónicas:

• A primeira é devida a duas doenças de origem desconhecida, que se traduzem ambas por fezes ensanguentadas, a recto-cólica hemorrágica e a doença de Crohn;

• A segunda está ligada ao mau hábito de tomar laxantes com regularidade; estes provocam fezes líquidas, que privam o indivíduo da sua água e dos sais minerais do organismo. Hábito nefasto, perigoso, contra o qual nunca se alerta demasiado as pessoas.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Um principal, dois acessórios:

O ponto principal deve ser estimulado em todos os casos; situado na parte da frente do ombro, ele encontra-se na concavidade que se forma quando levantamos o braço, com o polegar erguido. Devem ser
acrescentados pontos acessórios, segundo a localização essencial da dor e da limitação do movimento.

Se tal acontece para a frente: estimular um ponto a meio caminho entre a dobra da axila e o ponto precedente.

Se acontece sobre o lado: estimular um ponto situado sob a ponta da omoplata.

Se se passa para trás: estimular um ponto situado a um dedo travesso acima da extremidade de trás da prega da axila.

Doenças e Tratamentos | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com