Category Archives: Doenças e Tratamentos

Tratamento habitual

ExcimerLaser equipamento para cirurgia refrativa 300x292 - Tratamento habitual

Na presença de situações e de causas tão diversas, este poderá ser muito variado.

No descolamento da retina, a operação é sempre de considerar no caso de afeção vasta. Mas verificou-se um notável progresso com a utilização do raio laser em oftalmologia. Este «recola» efetivamente as pequenas lacerações e, desse modo, faz cessar qualquer evolução desfavorável.

Assim, logo que existe uma pequena perturbação da visão, devemos ir sem perda de tempo ao consultório de um oftalmologista, o qual pode intervir instantaneamente e evitar muitas catástrofes.

As afecções vasculares representam uma extrema urgência, e convém aplicar, o mais depressa possível, uma terapêutica dilatadora das artérias, que fará cessar o espasmo ou evacuará o coágulo.

Em contrapartida, somos muito mais impotentes perante uma retinite. Para além da evicção do tóxico, utilizamos vitaminas B 1, B 6 e B 12, etc, na tentativa de fazer o nervo recuperar alguma vitalidade.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica2 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Esta tem efeitos desiguais.

Atua nas hemorragias em que não existem lesões orgânicas, assim como nos que têm origem nas fibromas sua inocuidade e rapidez de aplicação fazem que mereça ser utilizada em primeiro lugar, isoladamente ou associada a qualquer outra terapêutica.

Sinais

asma 1 185x300 - Sinais

Antes de tudo, há que puxar o sinal de alarme: atenção, qualquer dificuldade respiratória (dispneia, em termos científicos) não é asma; a dispneia pode ter origem na laringite, no coração ou noutras doenças
pulmonares. Só o médico poderá fazer a distinção entre elas.

Geralmente, a asma ocorre de noite, bruscamente, por volta das 2 ou 3 horas da manhã. O doente é acordado por um acesso de tosse incoercível, seguido de uma verdadeira «falta de ar»; senta-se na cama, agarra-se aos objetos. O seu pescoço inchado, os olhos exorbitados, o silvo da sua respiração, o peito abaulado mostram os esforços que faz para tentar respirar. Ao fim de um tempo mais ou menos longo, a crise acalma, frequentemente é lançada alguma expectoração e o doente volta a adormecer, exausto. É assim a crise típica da asma.

Mas muitas vezes a asma é menos pura. O indivíduo apresenta um incómodo menos violento, mas mais contínuo, com expectoração. É a asma «envelhecida», dita de dispneia permanente.

Por vezes, também acontece que o aspecto do doente se agrava; ele sufoca literalmente, a febre aumenta; a vida do doente chega a estar em perigo; chama-se a esta forma: estado de mal asmático.

Causas

remedios naturales para el mareo 300x225 - Causas

Existem duas grandes causas para as vertigens verdadeiras ou falsas: o ouvido e a coluna vertebral.

O tipo de vertigem auricular é a vertigem de Ménière, grande vertigem que se manifesta brutalmente, acompanhada por zumbidos nos ouvidos e surdez. A cabeça «anda à roda» seja qual for a posição, ainda que o doente se mantenha rigorosamente imóvel. Estas grandes vertigens fazem-se acompanhar de vómitos, náuseas e um insuportável mal-estar.

Ocorrem idênticas vertigens na sequência de traumatismos cranianos.

Em ambos os casos, a origem está numa perturbação da pressão dos líquidos do ouvido.

O ouvido interno —dele falaremos no capitulo relativo à surdez — contém órgãos simultaneamente necessários à audição e ao equilíbrio — o labirinto com os seus canais semicirculares.

Ora, estes órgãos contêm um líquido, a endolinfa, e encontram-se separados do osso, no qual estão encerrados, por um outro líquido, a perilinfa.

São os canais semicirculares, situados nos três sentidos do espaço, que dão o sentido do equilíbrio. Se houver um excesso ou um abaixamento brutal de pressão dos líquidos interno e externo, este sentido é completamente alterado; daí as vertigens.

Pelo contrário, as vertigens cerebrais têm um mecanismo mais indireto. Na coluna cervical, com efeito, formada por sete vértebras colocadas umas por cima das outras, passa uma artéria que se chama precisamente artéria vertebral. Ora, esta artéria alimenta o cerebelo, segundo centro de equilíbrio, a seguir ao ouvido.

Se esta artéria for comprimida dentro do pequeno canal que a contém, o cerebelo fica em carência de sangue durante uma fracção de segundo, e ocorre a impressão de perda de equilíbrio; é a vertigem dita
«da lavagem», que ocorre frequentemente no cabeleireiro quando este nos empurra bruscamente a cabeça para diante depois de ter lavado o cabelo. Ocorre mais facilmente quando a coluna vertebral é anormal,
com vértebras deslocadas ou deformadas pela artrose.

Finalmente, as vertigens ou pseudovertigens podem ocorrer quando a tensão está demasiado baixa ou em caso de anemia importante.

Os Pontos

meridian image 300x176 - Os Pontos

Os dois pontos principais são os mesmos da constipação; os pontos acessórios variam em função do seio atingido.

Os principais:

O primeiro está sobre a fronte, sobre a linha mediana. Colocamos a base do indicador sobre o ponto onde nasce o nariz; o dedo colocado sobre a testa indica o ponto de acupunctura numa pequena concavidade do osso.

Os segundos estão situados na junção da asa do nariz e do lábio superior.

Os acessórios estão situados:

Para o seio maxilar, sob o olho, abaixo do meio da órbita.

Para o seio frontal, na extremidade interna da sobrancelha, numa pequena concavidade.

Doenças e Tratamentos | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com