Category Archives: Dores

Sinais e formas

Massagem Para Dores de Cabeça 2 300x199 - Sinais e formas

Mesmo assim delimitada, a questão permanece muito ampla. Qual de nós nunca teve uma dor de cabeça?

Mas esta dor apresenta-se sob múltiplos aspectos.

Para começar, em múltiplos locais: dor em toda a cabeça, na testa, nas têmporas, na nuca, irradiada para os olhos, o pescoço, etc.

E também sob múltiplas formas: dor pulsátil, com ardor, surda ou, pelo contrário, como se a cabeça fosse «rebentar».

Finalmente, com múltiplos acompanhamentos: nariz tapado, vertigens, mas sobretudo náuseas e vómitos, o que está na base da famosa «crise de fígado» tão cara aos Franceses e que, na verdade, nunca existiu, porque é o fígado ou pelo menos as vias biliares que sofrem com a cabeça, e não o contrário.

Mas entre todas as formas, uma delas impõe-se: é a enxaqueca verdadeira. Segundo uma estatística recente, ela atingiria 25% da população. Vemos assim a sua importância social e económica, porque dá origem a uma enfermidade «intermitente», certamente, mas que nem por isso deixa de ser uma enfermidade.

Trata-se de uma afecção geralmente hereditária, que atinge metade da cabeça (hemicrânio), muitas vezes acompanhada por perturbações da visão (enxaqueca oftálmica) e incómodos digestivos e que ocorrem sem ou com um ritmo preciso (enxaquecas menstruais da mulher).

Causas

Dentista Monterrey Estetica y Rehabilitacion Oral 20140407123529 300x225 - Causas

É inútil procurar uma causa para a nevralgia facial nos seios ou nos dentes (são inutilmente arrancados demasiados dentes a estes infelizes doentes). Na maioria dos casos, a sua causa é dificilmente detectável, sendo o nervo atingido ao longo do seu trajeto por uma inflamação ou por um vírus.

Neste último caso, há que vigiar o aparecimento possível de uma zona, que então se traduzirá por uma aglomeração de pequenas vesículas ao nível das emergências de terminações nervosas.

Modo de emprego

Acupuncture12 267x300 - Modo de emprego

Massajar os pontos correspondentes, com muita força no caso da dor de cabeça, até ao desaparecimento da dor.

Mas também se pode utilizá-los, de manhã e à noite, durante alguns minutos, para prevenir o seu aparecimento, por altura das regras por exemplo.

Consegue-se assim espaçar e atenuar as enxaquecas, ou até mesmo fazê-las desaparecer.

Sinais e formas

o CHEST PAIN facebook 300x200 - Sinais e formas

São muito numerosos e variados.

Desde a simples «pontada» limitada a uma pequena zona, localizada sobretudo no lado esquerdo e na parte baixa do peito, até à dor «moinha» que o afeta no seu conjunto ou a sensação de queimadura que segue um trajeto regular ao longo de uma das costelas e, por isso, se designa como nevralgia intercostal.

Ela pode prolongar-se sobre o ventre, o pescoço ou irradiar para a nuca ou ao longo de um braço.

O tipo de dor depende largamente, aliás, da sua causa.

Evolução e tratamento habitual

550px Get Rid of Tonsil Stones Step 5 preview3 300x169 - Evolução e tratamento habitual

A evolução, como é óbvio, depende largamente da causa e o tratamento habitual é muito diferente, segundo se trata de uma angina de peito ou de uma pleurísia.

Mas não é este o melhor lugar para entrarmos em pormenores.

Pelo contrário, as nevralgias intercostais, sejam quais forem as suas causas, não têm praticamente tratamento para além dos calmantes e antiálgicos.

Modo de emprego

Acupuncture12 267x300 - Modo de emprego

Os pontos devem ser estimulados do lado doloroso. A intensidade da estimulação varia em conformidade com a causa da dor. Na zona, é aconselhável a acupunctura eléctrica, às vezes basta uma única sessão, que é praticada da seguinte maneira: coloca-se uma agulha profunda ao nível do ponto principal e liga-se a corrente eléctrica. A estimulação deve durar até ao desaparecimento da dor. Mas uma massagem enérgica pode ser igualmente eficaz.

Nas dores crónicas, convém estimular durante alguns minutos, de manhã e á noite.

Causas

zithromax14n 1 web 300x200 - Causas

Sâo numerosas e diversas.

A simples pontada é devida a uma contração violenta do baço, na sequência de um esforço muscular (os atletas da Grécia extraíam este órgão, dai a expressão francesa: «correr como se não tivesse baço»).

Mas as dores do peito têm frequentemente um significado muito mais temível; podem ter como causa uma afecção da pleura ou do pulmão.

Com uma frequência ainda maior, o coração é responsável, sobretudo o seu sistema circular, as artérias coronárias; o seu espasmo provoca a crise de angina de peito, cuja forma típica é uma dor em barra, que atravessa o tórax e desce pelo braço esquerdo.

Na nevralgia intercostal, a dor semicircular contorna o peito. Pode ser causada por uma fractura da costela, ou por uma doença eruptiva, a zona, que ai tem a sua localização mais frequente, ou, por vezes, muito simplesmente, por deslocação de uma vértebra dorsal que comprime um nervo intercostal e se faz sentir até à região anterior do peito.

O que acima foi referido evidencia como a multiplicação destas causas necessita de um atento exame médico.

Dores | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com