Especialização cada vez maior dos pontos

Acupuntura 300x200 - Especialização cada vez maior dos pontos

É esta uma das mais importantes e das mais interessantes descobertas da investigação chinesa contemporânea.

O seu ponto de partida foi a anestesia acupuntural. Era, como já vimos, uma aplicação nova do método. Assim, os Chineses começaram por utilizar, para operar um pulmão, por exemplo, todos os pontos indicados pela tradição.

Deste modo, as primeiras intervenções (eram feitas recorrendo a várias dezenas de agulhas, que eram sem cessar movimentadas por assistentes enquanto durava a intervenção. Imagina-se facilmente a acumulação de pessoas e as dificuldades que isso acarretava dentro de uma sala de operações.

Pouco a pouco, graças a uma experimentação enorme (há mais de três milhões de operações sob acupuntura atualmente praticadas na China), eles reduziram o número de ponto* a dois, ires ou quatro, no máximo, por operação. Trai a-se dos pontos que têm uma ação constante sobre um órgão ou uma dada região do corpo (evidentemente que não se tratava de abrir um ventre, por exemplo, sem ter garantido o efeito de anestesia).

Esses pontos são, em resumo, necessários e suficientes para te obter a ação desejada. E são precisamente esses os que foram indicados nesta obra. para o tratamento de doenças. Além disso, foram divididos e hierarquizados em pontos principais e pontos secundários (muitas vezes com ação mais circunscrita). Geralmente, os pontos principais bastam para se obter o efeito desejado; Os outros retorçam ou modulam a sua ação.

Esta sistematização constitui um progresso considerável, porque permitiu colocar o método praticamente em todas as mãos. É aquela que é utilizada pelos «médicos descalços» nos tratamentos que aplicam aos seus doentes, e não há razoes para que. nos nossos países, os mesmos resultados não possam vir a ser obtidos da mesma maneira.

Assim, o leitor encontrá-los-á na sequência dos capítulos seguintes, para o tratamento das diversas doenças que ai são referidas.

Especialização cada vez maior dos pontos | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com