Category Archives: Amenorreia, ausência de regras

Modo de emprego

Acupuncture11 266x300 - Modo de emprego

Como se trata de provocar um fluxo, a estimulação deve ser intensa e prolongada, ou então repetida frequentemente até à obtenção do resultado. Isso permite dar início a investigações que permitirão determinar a ou as causas da perturbação e dar-lhe remédio.

Se a desordem é puramente funcional, a repetição da estimulação dos pontos de manhã e à noite, durante alguns minutos, pode restabelecer ciclos regulares.

Os pontos

meridian image2 300x176 - Os pontos

Três pontos principais:

O primeiro está situado na zona inferior das costas, a três dedos para cada lado da espinha dorsal e à altura das cristas ilíacas, isto é, à altura da bacia.

O segundo sobre o meio do ventre, um dedo travesso sob o umbigo.

O terceiro sobre o lado interno da perna, a uma mão acima do tornozelo, sobre o bordo posterior da tíbia, numa pequena concavidade.

 

Tratamento habitual

remedio 300x215 - Tratamento habitual

Um certo número de quistos, tumores e deformações são do âmbito cirúrgico. Mas na maioria dos casos esforçamo-nos por regularizar as situações por meio dos produtos que as próprias glândulas segregam: as hormonas. É sempre uma terapêutica difícil porque, frequentemente, as desordens são múltiplas; as hormonas têm por vezes efeitos perigosos e, sobretudo em doses excessivas, bloqueiam a secreção da hormona natural, o que é contrário ao efeito procurado.

Causas

dom 300x300 - Causas

Certas causas de amenorreia são perfeitamente naturais; a gravidez é o melhor exemplo, é sempre a primeira situação em que se deverá pensar.

Nas idades extremas da vida genital da mulher, puberdade, menopausa, pode haver interrupções das regras. É admitido que, nos nossos climas, a puberdade ocorre normalmente entre os doze e os dezasseis anos, a menopausa entre os quarenta e cinco e os cinquenta e cinco.

Mas pode haver puberdades tardias e menopausas precoces, que nem por isso são menos normais.

Quando a ausência de regras é verdadeiramente anormal, poderá ocorrer a diversos níveis do aparelho genital. Para isto ser facilmente compreendido, deve-se observar o esquema que se segue. Como vemos, intervêm nas regras três órgãos principais: primeiro, o útero ou matriz, donde provém o sangue, e que é o órgão «básico», por assim dizer; depois os ovários, glândulas do ventre que soltam um óvulo uma vez por mês, mas que também, por intermédio das duas substâncias que lançam no sangue, fazem fabricar pela matriz o «ninho», no qual, se houver fecundação, o ovo humano irá alojar-se. Se não houve fecundação, o «ninho» já não tem razão de ser e é eliminado com o sangue menstrual ao fim de um mês, para dar lugar a um novo ciclo.

Mas não é tudo. Existe no crânio, na base do cérebro, uma terceira glândula, a hipófise, que controla ela própria o funcionamento dos ovários.

Se a tudo isto acrescentarmos que a hipófise está aberta a numerosas influências, nervosas em particular, vemos quanto esta arquitetura extraordinariamente complicada pode estar sujeita a incidentes ou a acidentes.

Ao nível do útero, pode ser uma má anatomia do órgão ou uma falta de receptividade às hormonas do ovário.

Ao nível dos ovários, pode haver quistos de diferentes estruturas ou más ovulações.

Ao nível da hipófise, tumores ou perturbações de funcionamento, ligados especialmente às influências cerebrais. Todos sabemos que uma emoção pode fazer parar as regras… ou provocar o seu aparecimento.

Assim, todas as amenorreias exigem um exame aprofundado, mas, felizmente, na maior parte dos casos, trata-se mais de perturbações funcionais do que de alterações orgânicas.

Sinais

26 17 orig 200x300 - Sinais

O sinal mais evidente é, bem entendido, a ausência das menstruações. Mas também pode haver sintomas associados que é preciso registar com muito cuidado, porque podem orientar o diagnóstico. Por exemplo, dores no ventre, ou então sintomas digestivos, náuseas, vómitos, ou então sintomas circulatórios, rubor, «afrontamentos», etc.

Amenorreia, ausência de regras | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com