Category Archives: Doenças dos seios

Os pontos

meridian image2 300x176 - Os pontos

Dois principais, dois acessórios:

Os principais:

O primeiro está situado sobre a parte anterior da coxa, a uma mão acima do ângulo exterior da rótula.

O segundo sobre o bordo exterior do antebraço e a três dedos da dobra do cotovelo.

Os acessórios:

O primeiro sob o esterno, entre os seios.

O segundo, a dois dedos abaixo do mamilo, o «bico» do seio.

 

Causas

Auto exame1 300x227 - Causas

O seio participa no complexo equilíbrio ginecológico da mulher e sofre a influência dos ciclos menstruais porque, entre outras, as duas hormonas do ovário, foliculina e luteína, atuam sobre o seio, assim como uma hormona da hipófise, a prolactina, que desencadeia a secreção láctea.

Hoje em dia é mais ou menos certo que quase todas as doenças graves ou benignas dos seios derivam de uma perturbação dessas hormonas.

São também responsáveis pela anomalias da forma e do volume.

Modo de emprego

Acupuncture11 266x300 - Modo de emprego

Diverge, consoante os casos a tratar.

Nos tumores benignos, os pontos devem ser estimulados várias vezes ao dia, dois a três minutos de cada vez, ou então deve-se utilizar uma estimulação contínua.

Pelo contrário, quando se trata de uma perturbação cíclica como o inchaço dos seios antes das regras, basta estimular os pontos oito dias antes destas, mas durante cerca de dez a quinze minutos duas vezes por dia.

 

Formas e sinais

Estrias na Mama 300x175 - Formas e sinais

Dois sintomas atraem, com justas razões, a atenção: a dor e o corrimento.

Mas o que acontece com mais frequência é a descoberta, pela doente, de um «durão», por apalpação dos seios. Isso não significa que ela tenha sido atingida pelo temível cancro, e existe uma grande maioria de tumores benignos, únicos ou múltiplos, no seio. Todavia, logo que tal formação é descoberta, convém fazê-la examinar, e o médico procederá às pesquisas que julgará necessárias para estabelecer o diagnóstico; estes exames são múltiplos, hoje em dia: radiologia (mamografia), tomada de temperatura dos seios (termografia), etc.

Há dois aspectos com os quais há que ter cuidado especial: a infiltração da pele de um seio, que toma o aspecto de cartão, e o aparecimento repetido de crostas sobre o mamilo. Também, nestes casos, é imperativo um exame médico rigoroso.

Mas, para além de todas estas formas graves, os seios podem causar dor sem que exista uma verdadeira doença.

Quase todas as mulheres sentem uma tensão mamária antes das regras; esta é por vezes intolerável e faz-se acompanhar de um aumento de volume excessivo do órgão.

Além disso, a idade é muitas vezes um inimigo de beleza dos seios.

Estes tornam-se flácidos, murcham, «descaem». Aliás, não é preciso chegar á velhice para se ter aborrecimentos estéticos por esse lado. Os seios demasiados pequenos ou, pelo contrário, demasiado grandes são o desespero de muitas raparigas ou de muitas mulheres jovens.

 

Definição

doencas mamarias benignas fluxos papilares 300x231 - Definição

Glândula de lactação, encarregado de alimentar a criança de tenra idade, o seio é, aliás, o próprio símbolo da feminilidade, o mais belo adorno da mulher, segundo já se disse, e esta função parece estar a diluir a outra nas nossas sociedades modernas, se bem que atualmente haja uma certa orientação para o regresso extraordinariamente benéfico para o bebé, como para a mãe, ao aleitamento materno.

Compreende-se assim que todas as motivações funcionais, eróticas e estéticas se conjuguem em torno deste duplo órgão.

Terapêutica habitual

100 0281 300x225 - Terapêutica habitual

O cancro é sempre de recear, e necessita de uma exploração e tratamentos adequados (cirurgia, cobalto, quimioterapia, etc).

As doenças benignas, assim como certas doenças cíclicas, são tratadas por meio de hormonas, armas eficazes, mas por vezes difíceis de manejar.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica2 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

É evidente que não vamos tratar aqui das doenças graves do seio, nem do cancro, em particular.

Pelo contrário, uma vez estabelecido o diagnóstico, a patologia benigna experimenta melhoras através da estimulação dos pontos.

Finalmente, estes são muito eficazes nas dores cíclicas, nas deformações mais ou menos importantes das glândulas mamárias. Aí, como noutros casos, a sua utilização revela o papel «regulador» do método, que harmoniza o funcionamento dos nossos órgãos.

Doenças dos seios | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com