Category Archives: Vómitos e náuseas durante a gravidez

Causas

pro blog 300x278 - Causas

Começou-se por responsabilizar causas simples por esse estado:

— O incómodo mecânico que representa para o tubo digestivo um útero que «incha» dia após dia e comprime os órgãos digestivos;

— Uma irritação dos nervos do ventre devido a esse verdadeiro «corpo estranho» que é o feto;

— Uma espécie de intoxicação pelas substâncias novas fabricadas no decurso da gravidez.

Na realidade, a verdade parece ser mais complexa e reporta-se profundamente ao estado mental da doente que, simultaneamente, aceita e rejeita o seu filho.

Formas e sinais

2147552 6887 rec1 200x300 - Formas e sinais

As náuseas associadas por vezes a alguns vómitos, que ocorrem durante a gravidez, são coisas tão frequentes que podemos dizer que fazem parte dos seus sintomas iniciais. Eventualmente, até acontece que uma mulher que não sabia que estava grávida possa ser alertada por elas.
Trata-se, geralmente, de um mal-estar matinal. A futura mãe sente-se «enjoada», com vertigens, incomodada ao levantar. Esse estado vai melhorando durante o dia. E, de um modo geral, os sintomas desaparecem quase sempre depois do terceiro mês de gravidez.

Mas também acontece que, por vezes, a situação agrava-se:

— A doente não deixa de vomitar durante os nove meses;

— Ou então esses vómitos, pela sua abundância e repetição, põem em perigo a saúde e até mesmo a sua vida. É a essa situação que nos referimos quando falamos dos vómitos graves, «incoercíveis», da gravidez.

 

Lugar da nossa terapêutica

shutterstock 7256995 0 300x148 - Lugar da nossa terapêutica

Nas formas mais graves, pode ser um bom adjuvante do tratamento.

Mas é sobretudo nas formas ligeiras, que praticamente todas as mulheres grávidas conhecem, que ela é preciosa, aliviando a doente e, principalmente, evitando a absorção de produtos químicos, que é conveniente evitar durante toda a gravidez.

Modo de emprego

Acupuncture1 266x300 - Modo de emprego

No caso de uma mulher que apresenta os sintomas habituais, é bom estimular os pontos durante cinco a seis minutos, de manhã, antes de se levantar, por exemplo, podendo vir a recomeçar meia hora mais tarde, no caso de o mal-estar não ter desaparecido.

Nas formas graves, as estimulações devem ser repetidas várias vezes ao dia e pôr-se a hipótese de uma estimulação contínua.

Vómitos e náuseas durante a gravidez | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com