Category Archives: Órgãos dos Sentidos

Mode de emprego

Acupuncture1 266x300 - Mode de emprego

Logo no início da constipação, uma estimulação intensa (cinco a seis minutos) dos três primeiros pontos deve bastar para a fazer cessar.

Uma vez instalada a constipação, e com maioria de razão nas rinites crónicas, convém repetir as estimulações durante dois ou três minutos, de manhã e à noite, para obter resultados e aliviar o mal-estar nasal.

Lugar da nossa terapêutica

images12 - Lugar da nossa terapêutica

Trata-se de situações em relação às quais ninguém poderia esperar que os nossos pontos atuassem. No entanto, e esta é uma das maiores descobertas da acupunctura contemporânea, eles atuam e não só sobre a surdez superficial de transmissão, mas também na surdez mais grave, a de percepção.

Um «trabalhador médico» chinês consegue, utilizando diariamente um ponto preciso, fazer ouvir crianças surdas-mudas. Vejamos então, entre outros, esse ponto miraculoso.

Sinais e Formas

Os acufenos podem ser de diferentes tipos: o doente pode ouvir ruídos metálicos, de explosões, de água corrente, etc. Mas na maior parte dos casos trata-se de um zumbido ou de um apito semelhante ao barulho de uma cafeteira ao lume ou de uma panela de pressão.

O ruído pode ser contínuo ou não, e então surge muitas vezes marcado por recrudescências, principalmente noturnas. É geralmente acompanhado por uma perda de audição e por vezes de vertigens. É, em todo o caso, um incómodo para o doente e, às vezes, uma verdadeira doença social.

Os zumbidos podem surgir bruscamente, na sequência de um episódio de vertigem, por exemplo; por vezes, pelo contrário, a instalação do ruído anormal é progressiva, não podendo o doente fixar uma data para o início das suas perturbações.

Os pontos

Na forma fria ou de «invasão», três pontos importantes:

O primeiro, mediano, na base da nuca, sobre a ponta da primeira saliência vertebral.

O segundo, no meio da curva dos ombros para as costas.

O terceiro, sobre o dorso do pulso, entre os dois ossos do antebraço.

Na forma quente, igualmente três pontos:

Os primeiros, na nuca, por trás da orelha, na primeira chanfradura que o dedo encontra sob o rebordo do
crânio.

O segundo, na junção da fronte e do nariz.

O terceiro, a junção das asas do nariz e do lábio superior.

Definição

608d7f2a53da92d38497a797225cc87d 300x211 - Definição

Numerosas doenças podem afetar a boca e a língua. Certamente que não iremos passar em revista essas inúmeras afeções, mas referiremos somente as mais frequentes.
Entre estas, salientaremos as doenças das gengivas ou gengivites e as aftas que podem afetar as gengivas, a língua e o interior das faces.

Causas

download 13 300x99 - Causas

Quanto ás gengivites, as causas infecciosas são as mais frequentes; regra geral, trata-se de uma afeção de zonas vizinhas cujo ponto de partida se encontra nos dentes ou na garganta.

São sobretudo causas orgânicas, metabólicas, como se costuma dizer, ligadas a carências de vitaminas (particularmente B 12 e PP) que atingem a língua. Mas a presença de leveduras e de fungos são também causas frequentes. Especialmente o cândida, a levedura que. nos lactentes, provoca os «sapinhos», e que cada vez mais atinge os adultos,
sobretudo após tratamento com antibióticos.

Quanto as aftas, a sua causa é misteriosa e não tem, de qualquer forma, nada a ver com a febre aftosa dos animais.

Seja como for, há que desconfiar de uma ulceração que não sara, principalmente num fumador, e consultar o dentista ou o estomatologista.

Definição

download8 - Definição

O estrabismo traduz a perda do paralelismo dos dois olhos. Estes, seja qual for o sítio que olhem, devem estar sempre rigorosamente simétricos. Quando esta simetria não é realizada, diz-se, em termos científicos, que o doente é estrábico. Há uma distinção a fazer: quando o globo ocular está mais inclinado para o exterior, estrabismo externo: ou para o interior, estrabismo interno.

Definição

images 91 - Definição

No sentido estrito da palavra, as gripes são as infecções devidas ao vírus gripal. Mas, na linguagem corrente, a palavra «gripe» designa todas as infecções do nariz e da garganta, pela ação de outros vírus, e que são, na verdade, rinofaringites. Contudo, utilizamos essa designação, primeiro, porque é sempre difícil descobrir o vírus responsável e, depois, porque tal procura é efetivamente desprovida de interesse, porque a terapêutica, tanto a clássica como os nossos métodos, é a mesma.

Causas

remedios naturales para el mareo 300x225 - Causas

Existem duas grandes causas para as vertigens verdadeiras ou falsas: o ouvido e a coluna vertebral.

O tipo de vertigem auricular é a vertigem de Ménière, grande vertigem que se manifesta brutalmente, acompanhada por zumbidos nos ouvidos e surdez. A cabeça «anda à roda» seja qual for a posição, ainda que o doente se mantenha rigorosamente imóvel. Estas grandes vertigens fazem-se acompanhar de vómitos, náuseas e um insuportável mal-estar.

Ocorrem idênticas vertigens na sequência de traumatismos cranianos.

Em ambos os casos, a origem está numa perturbação da pressão dos líquidos do ouvido.

O ouvido interno —dele falaremos no capitulo relativo à surdez — contém órgãos simultaneamente necessários à audição e ao equilíbrio — o labirinto com os seus canais semicirculares.

Ora, estes órgãos contêm um líquido, a endolinfa, e encontram-se separados do osso, no qual estão encerrados, por um outro líquido, a perilinfa.

São os canais semicirculares, situados nos três sentidos do espaço, que dão o sentido do equilíbrio. Se houver um excesso ou um abaixamento brutal de pressão dos líquidos interno e externo, este sentido é completamente alterado; daí as vertigens.

Pelo contrário, as vertigens cerebrais têm um mecanismo mais indireto. Na coluna cervical, com efeito, formada por sete vértebras colocadas umas por cima das outras, passa uma artéria que se chama precisamente artéria vertebral. Ora, esta artéria alimenta o cerebelo, segundo centro de equilíbrio, a seguir ao ouvido.

Se esta artéria for comprimida dentro do pequeno canal que a contém, o cerebelo fica em carência de sangue durante uma fracção de segundo, e ocorre a impressão de perda de equilíbrio; é a vertigem dita
«da lavagem», que ocorre frequentemente no cabeleireiro quando este nos empurra bruscamente a cabeça para diante depois de ter lavado o cabelo. Ocorre mais facilmente quando a coluna vertebral é anormal,
com vértebras deslocadas ou deformadas pela artrose.

Finalmente, as vertigens ou pseudovertigens podem ocorrer quando a tensão está demasiado baixa ou em caso de anemia importante.

Órgãos dos Sentidos | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com