Category Archives: Órgãos dos Sentidos

Lugar da nossa terapêutica

amigdalite o que e sintomas tratamentos 300x183 - Lugar da nossa terapêutica

É precisamente para suprimir a «dor de garganta» que ela é insubstituível. Vemos desaparecer muito rapidamente a sensação de queimadura, a dor, a dificuldade na deglutição.

Se se tratar de uma simples angina viral, poderá bastar para a fazer desaparecer.

Modo de emprego

Na forma fria ou de «invasão», estimule o mais cedo possível os pontos, de hora a hora, ou utilize uma estimulação enérgica, eléctrica, por exemplo.

Na forma já atenuada, estimule os pontos duas a três vezes por dia.

Uma estimulação efetuada a tempo (no primeiro meio dia) deve fazer cessar nitidamente a evolução de uma gripe.

Definição

miopia 300x200 - Definição

Estas três perturbações da visão, aqui não se trata de doenças, estão ligadas a uma deficiente «focagem» das imagens sobre a retina.

Que significa esta palavra «focagem», habitualmente utilizada pelos fotógrafos? A focagem, no caso dos olhos, é a reprodução exata mas reduzida das imagens exteriores sobre a retina; esta representação é, aliás, invertida: um homem, por exemplo, é representado de cabeça para baixo, mas o cérebro restabelece o bom senso. O que mais conta é a nitidez dos contornos; e esta é devida ao facto de o olho normal reproduzir o objeto no ponto exato em que ele deve ser reproduzido, isto é, sobre a retina, alargamento do nervo ótico.

Todos os estudantes fizeram a experiência de concentrar os raios de sol através de um vidro de relógio e de recolher a imagem sobre uma folha de papel. Sabemos bem que há uma distância precisa e variável segundo a curvatura do vidro para que a imagem do Sol fique reduzida a um ponto… que por vezes queima a folha. Acontece o mesmo com o olho normal, que é feito de meios transparentes equivalentes ao nosso vidro: a córnea, o humor aquoso, o humor vitreo, o cristalino.

Mas se estes meios — o tal «vidro de relógio» — forem demasiado curvos ou, inversamente, demasiado planos, é compreensível que a imagem perfeita se vá formar diante ou por trás da retina; e estamos assim perante um míope ou um hipermetrope. Em qualquer dos casos, a imagem recebida será pouco nítida.

Quanto à presbitia, é, de certo modo, uma hipermetropia relacionada com a idade. Por volta dos cinquenta anos, em geral, os meios transparentes do olho, e sobretudo a córnea, endurecem, alteram a curvatura do olho, e voltamos ao caso precedente.

Evolução

images 112 - Evolução

Esta ignorância é lamentável, tanto mais que a evolução espontânea muito raramente se faz no sentido da atenuação dos ruídos ou da sua supressão.

Geralmente, os acufenos mantêm-se desesperadamente idênticos e duram o resto da vida.

Muito frequentemente também se agravam, tornando insuportável a vida de quem deles padece.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Esta tem um papel bastante limitado, mas importante, nos dois casos extremos; por um lado, na cegueira brusca, a estimulação enérgica dos pontos pode salvar a visão, enquanto se espera o tratamento médico; por outro lado, na situação oposta, caso das retinites ou da ausência de tratamento válido, a estimulação regular dos pontos tem uma ação que não é de desprezar.

Os Pontos

meridian image1 300x176 - Os Pontos

Dois Importantes; dois acessórios:

Os Importantes:

O primeiro está situado sob o queixo, num ponto médio entre os dois ângulos do maxilar

O segundo sobre as costas da mão, no ângulo formado pelos ossos que conduzem ao polegar e ao indicador.

Os Acessórios:

O primeiro a um dedo atrás do ângulo do maxilar.

O segundo na ponta do segundo dedo do pé, no Angulo da unha orientada para a parte externa do pé.

Definição

1 normal retina 300x199 - Definição

Antes de expor sobre as doenças da retina, convém precisar bem o que é este órgão.

Apresenta-se sob a forma de uma película, de uma «pele», se quisermos, que cobre o fundo do olho. Como o olho é, de certo modo, uma «bola», concebemos que o seu fundo seja uma semiesfera cuja concavidade está virada para a frente. É precisamente essa concavidade que é coberta pela retina.

Mas tal «película» não é outra coisa senão um alargamento do nervo da visão, o nervo óptico.

É a retina que recebe as imagens do exterior e as transmite ao cérebro; para isso, dispõe de duas categorias de células, os cones e os bastonetes, estando os primeiros preferencialmente encarregados da recepção das cores, e os segundos das formas.

Se acrescentarmos que todo este conjunto nervoso recebe o seu sangue de uma artéria que acompanha o nervo óptico, concebemos a complexidade deste aparelho da visão. É de notar que esta artéria, proveniente do interior da cabeça, basta, por simples observação, para nos dar uma ideia do estado das artérias do cérebro, e temos nela um meio simples para apreciar a circulação cerebral.

Órgãos dos Sentidos | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com