Category Archives: Constipação de cabeça e Rinite

Tratamento habitual

dfgg 300x293 - Tratamento habitual

A constipação de cabeça é a vergonha e o fracasso da medicina contemporânea. Já foi dito que o homem sabe ir à Lua e não sabe curar uma constipação! Nem mesmo tratá-la. Quando utilizamos as receitas da avó (proteção contra o frio ou lavagem do nariz com água salgada) não fazemos nada de mal.

Mas o mesmo não acontece com as gotas nasais vasoconstritoras; ou, muito particularmente, com os antibióticos. Quem não conhece essas infelizes crianças que os consomem desde o dia 1 de Outubro até 31 de Maio, com grandes prejuízos para o tubo digestivo, o crescimento e os dentes!

Mode de emprego

Acupuncture1 266x300 - Mode de emprego

Logo no início da constipação, uma estimulação intensa (cinco a seis minutos) dos três primeiros pontos deve bastar para a fazer cessar.

Uma vez instalada a constipação, e com maioria de razão nas rinites crónicas, convém repetir as estimulações durante dois ou três minutos, de manhã e à noite, para obter resultados e aliviar o mal-estar nasal.

Lugar da nossa terapêutica

am 142990 4046320 854474 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Por conseguinte, uma terapêutica natural —também eficaz—, mas sem inconvenientes, é bem-vinda.

Utilizados logo de início, os nossos pontos fazem parar a constipação. Mais tarde, atenuam-lhe os inconvenientes e podem, em larga medida, evitar que evolua. Por isso o nosso método deve ser sempre o primeiro a ser experimentado, associado ou não a outros métodos naturais.

Causas

DSC02608 300x225 - Causas

É a infeção e a infeção por vírus (e Deus sabe como são numerosas as suas espécies!) que são as causas das constipações.

Mas muito rapidamente os micróbios atacam «com reforços» e infetam também o nariz. Daí as secreções purulentas.

Numerosas causas favorecem estas infeções e estes contágios; o clima húmido, poluído, o tabaco, a aglomeração (epidemias em creches, escolas, escritórios, etc.) são as causas mais frequentes.

Mas também temos de lhe acrescentar a alergia, isto é, a sensibilidade hereditária ou adquirida, a poeiras, micróbios, produtos químicos, e, entre estes, sobretudo os produtos medicamentosos, as gotas nasais em particular, das quais tanto se abusa.

Finalmente, cria-se um círculo vicioso: infeção-alergia-infeção. O doente é um perpétuo constipado, cujas mucosas, permanentemente inflamadas, ganham espessura, obstruindo assim a via respiratória.

Sinais

resfriado 300x300 - Sinais

Quem não conhece os sintomas da constipação? Início brusco, com sensação de queimadura no nariz e na garganta, espirros repetidos, obstrução nasal seguida de corrimento de um líquido, inicialmente incolor e depois cada vez mais purulento, amarelo ou verde. Aliás, a constipação afeta os órgãos vizinhos. É frequente os olhos chorarem e os ouvidos ficarem tapados; por vezes, a constipação «vai ao peito», isto é, traz uma bronquite. Mas, normalmente, tudo volta a entrar na ordem passados oito ou dez dias.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Dois principais, dois acessórios:

Os principais

O primeiro está situado sobre a testa, no meio desta, a seguir à zona de nascimento do cabelo (colocando a base do indicador no começo do nariz, a extremidade do dedo atinge o ponto situado numa pequena concavidade da fronte).

O segundo está situado de um lado e de outro do
nariz, na junção da narina e do lábio superior.

Os acessórios:

O primeiro está situado na nuca, sobre a espinha dorsal, sob a saliência da primeira vértebra, percetível quando se desce ao longo desta.

O segundo está no cimo do nariz, exatamente sob a saliência óssea situada a esse nível (glabela).

Formas e evolução

endometriose 300x200 - Formas e evolução

Mas podemos dizer que esta é a forma habitual, benigna. Num certo número de casos, as coisas não se passam de maneira tão simples. Primeiro, no lactente e na criança pequena, nos quais a falta de defesas naturais, a estreiteza das fossas nasais e a posição deitada levam a um refluxo do pus para os brônquios, para o tubo digestivo e principalmente para os ouvidos; a constipação está na origem de inúmeras otites da infância (conheci pessoalmente uma criança que sofrera trinta e duas paracenteses, isto é, abertura do tímpano, durante um Inverno!).

Depois, há a criança em idade escolar, para a qual a repetição das constipações constitui uma verdadeira enfermidade. Tais constipações, com incessantes recaídas, alteram o estado geral, perturbam o desenvolvimento, impedem uma escolaridade harmoniosa.

Finalmente, no adulto, a rinite torna-se crónica. De constipação em constipação, o doente está sempre a «fungar», tem sempre o nariz tapado e secreções para assoar. É então a doença de uma vida inteira, alterando o olfato, provocando dores de cabeça e ameaçando o aparelho respiratório e particularmente as cavidades ósseas do rosto.

Nem toda a gente sabe que são as «constipações» agudas ou crónicas que custam as maiores verbas à Segurança Social, e, portanto, à sociedade, em medicamentos, ausências ao trabalho, etc.

Definição

images 41 - Definição

Não há nada mais banal que a constipação dita «de cabeça», embora, felizmente, não tenha nada a ver com essa nobre parte do corpo.

Na realidade, sob os nomes mais científicos de Coriza ou de Rinite aguda, ela representa a inflamação das mucosas do interior do nariz.

Constipação de cabeça e Rinite | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com