Category Archives: Gengivites e Aftas

Definição

608d7f2a53da92d38497a797225cc87d 300x211 - Definição

Numerosas doenças podem afetar a boca e a língua. Certamente que não iremos passar em revista essas inúmeras afeções, mas referiremos somente as mais frequentes.
Entre estas, salientaremos as doenças das gengivas ou gengivites e as aftas que podem afetar as gengivas, a língua e o interior das faces.

Causas

download 13 300x99 - Causas

Quanto ás gengivites, as causas infecciosas são as mais frequentes; regra geral, trata-se de uma afeção de zonas vizinhas cujo ponto de partida se encontra nos dentes ou na garganta.

São sobretudo causas orgânicas, metabólicas, como se costuma dizer, ligadas a carências de vitaminas (particularmente B 12 e PP) que atingem a língua. Mas a presença de leveduras e de fungos são também causas frequentes. Especialmente o cândida, a levedura que. nos lactentes, provoca os «sapinhos», e que cada vez mais atinge os adultos,
sobretudo após tratamento com antibióticos.

Quanto as aftas, a sua causa é misteriosa e não tem, de qualquer forma, nada a ver com a febre aftosa dos animais.

Seja como for, há que desconfiar de uma ulceração que não sara, principalmente num fumador, e consultar o dentista ou o estomatologista.

Modo de emprego

Acupuncture1 266x300 - Modo de emprego

Em caso de aftose, a massagem do primeiro ponto assinalado deve ser muito profunda e vigorosa quer seja realizada com o dedo ou com a agulha. Uma sessão de acupuntura elétrica pode até bloquear um acesso de aftose.

Mas, para evitar as recidivas ou para tratar uma gengivite crónica, convém repetir as sessões durante alguns minutos, de manhã e à noite.

Sinais e Formas

Landkartenzunge 005 246x300 - Sinais e Formas

As gengivites, infeções ou inflamações das gengivas, traduzem-se geralmente por um inchaço doloroso das gengivas, que se tornam esponjosas, sangrentas e por vezes apresentam pus.

As infeções da língua chamam-se glossites. Revelam-se através de uma tumefação, de fissuras dolorosas e também pelo facto de a língua se mostrar lisa, brilhante, como que aplainada nos seus relevos habituais, em particular nas papilas.

Quanto às aftas, que podem afetar todos estes órgãos, são pequenas ulcerações, únicas ou múltiplas, ardentes e dolorosas, que por vezes evoluem em fases sucessivas, dificultando consideravelmente a alimentação.

Os Pontos

meridian image1 300x176 - Os Pontos

Dois Importantes; dois acessórios:

Os Importantes:

O primeiro está situado sob o queixo, num ponto médio entre os dois ângulos do maxilar

O segundo sobre as costas da mão, no ângulo formado pelos ossos que conduzem ao polegar e ao indicador.

Os Acessórios:

O primeiro a um dedo atrás do ângulo do maxilar.

O segundo na ponta do segundo dedo do pé, no Angulo da unha orientada para a parte externa do pé.

Tratamento Habitual

frutas 300x225 - Tratamento Habitual

Este é tão variado como as origens da lesão. Os produtos mais utilizados são os antibióticos e as vitaminas, segundo as circunstâncias. Exige sempre uma pesquisa e um tratamento atentos das lesões iniciais, dos dentes em particular.

Quanto às aftas, há que reconhecer que não existe nenhum tratamento válido para as combater.

Gengivites e Aftas | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com