Category Archives: Vertigens

Modo de emprego

Acupuncture1 266x300 - Modo de emprego

Convém estimular os pontos principais durante muito tempo, entre dez e trinta minutos, várias vezes ao dia, na vertigem de Ménière.

Pelo contrário, uma estimulação mais moderada, dois a três minutos, duas a três vezes por dia, suficiente nas vertigens ou pseudovertigens vertebrais ou tensionais.

Causas

remedios naturales para el mareo 300x225 - Causas

Existem duas grandes causas para as vertigens verdadeiras ou falsas: o ouvido e a coluna vertebral.

O tipo de vertigem auricular é a vertigem de Ménière, grande vertigem que se manifesta brutalmente, acompanhada por zumbidos nos ouvidos e surdez. A cabeça «anda à roda» seja qual for a posição, ainda que o doente se mantenha rigorosamente imóvel. Estas grandes vertigens fazem-se acompanhar de vómitos, náuseas e um insuportável mal-estar.

Ocorrem idênticas vertigens na sequência de traumatismos cranianos.

Em ambos os casos, a origem está numa perturbação da pressão dos líquidos do ouvido.

O ouvido interno —dele falaremos no capitulo relativo à surdez — contém órgãos simultaneamente necessários à audição e ao equilíbrio — o labirinto com os seus canais semicirculares.

Ora, estes órgãos contêm um líquido, a endolinfa, e encontram-se separados do osso, no qual estão encerrados, por um outro líquido, a perilinfa.

São os canais semicirculares, situados nos três sentidos do espaço, que dão o sentido do equilíbrio. Se houver um excesso ou um abaixamento brutal de pressão dos líquidos interno e externo, este sentido é completamente alterado; daí as vertigens.

Pelo contrário, as vertigens cerebrais têm um mecanismo mais indireto. Na coluna cervical, com efeito, formada por sete vértebras colocadas umas por cima das outras, passa uma artéria que se chama precisamente artéria vertebral. Ora, esta artéria alimenta o cerebelo, segundo centro de equilíbrio, a seguir ao ouvido.

Se esta artéria for comprimida dentro do pequeno canal que a contém, o cerebelo fica em carência de sangue durante uma fracção de segundo, e ocorre a impressão de perda de equilíbrio; é a vertigem dita
«da lavagem», que ocorre frequentemente no cabeleireiro quando este nos empurra bruscamente a cabeça para diante depois de ter lavado o cabelo. Ocorre mais facilmente quando a coluna vertebral é anormal,
com vértebras deslocadas ou deformadas pela artrose.

Finalmente, as vertigens ou pseudovertigens podem ocorrer quando a tensão está demasiado baixa ou em caso de anemia importante.

Tratamento habitual

acupuntura auricular foto 300x137 - Tratamento habitual

Há poucos tratamentos para a vertigem auricular, e especialmente para a vertigem de Ménière. São experimentados os vasodilatadores,com resultados muito desiguais.

Na vertigem cerebral, uma manipulação bem feita por uma pessoa muito competente pode melhorar consideravelmente a situação.

Formas

um video improprio para quem tem vertigens so visto mesmo 300x168 - Formas

Falamos aqui da verdadeira vertigem, da que merece esse nome. Mas muitas vezes fala-se impropriamente de vertigem, e tal acontece quando o doente não sente mais do que uma impressão de instabilidade mais ou menos passageira, que ocorre particularmente devido a mudança de posição, quando o doente se ergue bruscamente ou vira subitamente a cabeça. Dado que a nossa terapêutica é aplicável a ambos os casos, referir-nos-emos a ambos em conjunto.

Os Pontos

meridian image 300x176 - Os Pontos

Dois Principais, dois acessórios

Os Principais:

O primeiro está situado sobre o dorso da mão, no ângulo de separação do quarto e do quinto dedos.

O segundo sobre o crânio, a cinco dedos verticalmente acima do bordo superior da orelha.

Os Acessórios:

O primeiro sobre o rebordo posterior do crânio, a dois dedos para trás da orelha.

O segundo na parte anterior da orelha, mesmo por cima do pequeno relevo que se chama o trago e que fecha, da parte da frente, o canal auditivo.

Vertigens | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com