Category Archives: Zumbidos nos ouvidos

Lugar da nossa terapêutica

Ela é preciosa, tanto mais que obtém muitas vezes, mas não constantemente, ótimos resultados, fazendo por vezes desaparecer ou atenuando consideravelmente os ruídos anormais. Por isso convém experimentá-la sistematicamente, tanto mais que, como sempre, trata-se de uma terapêutica inofensiva e sem perigo.

Sinais e Formas

Os acufenos podem ser de diferentes tipos: o doente pode ouvir ruídos metálicos, de explosões, de água corrente, etc. Mas na maior parte dos casos trata-se de um zumbido ou de um apito semelhante ao barulho de uma cafeteira ao lume ou de uma panela de pressão.

O ruído pode ser contínuo ou não, e então surge muitas vezes marcado por recrudescências, principalmente noturnas. É geralmente acompanhado por uma perda de audição e por vezes de vertigens. É, em todo o caso, um incómodo para o doente e, às vezes, uma verdadeira doença social.

Os zumbidos podem surgir bruscamente, na sequência de um episódio de vertigem, por exemplo; por vezes, pelo contrário, a instalação do ruído anormal é progressiva, não podendo o doente fixar uma data para o início das suas perturbações.

Evolução

images 112 - Evolução

Esta ignorância é lamentável, tanto mais que a evolução espontânea muito raramente se faz no sentido da atenuação dos ruídos ou da sua supressão.

Geralmente, os acufenos mantêm-se desesperadamente idênticos e duram o resto da vida.

Muito frequentemente também se agravam, tornando insuportável a vida de quem deles padece.

Modo de emprego

Acupuncture1 266x300 - Modo de emprego

A estimulação do primeiro ponto assinalado faz-se — como para a surdez— de uma maneira muito profunda, com uma agulha longa, associada ou não à corrente eléctrica. Por isso pertence ao âmbito de ação do médico acupunctor.

Como se trata de uma afecção crónica, convém repetir as estimulações durante vários minutos, duas a três vezes por dia. Um pequeno estimulador eléctrico pode ser experimentado neste caso.

Causas

277122 papel de parede relaxando e ouvindo musica 1920x1200 300x187 - Causas

As causas dos zumbidos não são todas exatamente conhecidas e esse penoso incómodo ainda põe a medicina perante difíceis perguntas.

Trata-se, indiscutivelmente, de uma irritação do nervo auditivo. Mas tal irritação pode verificar-se ao nível das próprias fibras nervosas ou ao nível dos meios líquidos do ouvido: labirinto e canais semicirculares.

Conforme os casos, é atribuída a uma afeção por vírus, por vezes também a uma congestão do nervo ou a um pequeno coágulo ao nível das artérias que o irrigam.

Também é muito frequente que os zumbidos venham na sequência de traumatismos sonoros, agudos ou repetidos (trabalhadores com motores de reação, compressores, etc).

Os Pontos

meridian image 300x176 - Os Pontos

Dois principais, dois acessórios

Os principais:

O primeiro, que é também um ponto da surdez, está situado dois dedos acima do rebordo do crânio, sobre a linha mediana.

O segundo sobre a ponta da mastóide, por trás da orelha.

Os acessórios:

Ambos situados sobre o pé:

O primeiro sobre o dorso do pé, entre o dedo grande e o seguinte.

O segundo atras do tornozelo interno, acima do osso calcâneo.

Zumbidos nos ouvidos | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com