Evolução

como eliminar gases intestinais 1 300x183 - Evolução

Não seria possível encarar Uma evolução comum para afeções tão diversas. Observemos simplesmente que as úlceras podem trazer complicações graves como as hemorragias e as perfurações. Notemos também que a úlcera do estômago pode tornar-se cancerosa, mas nunca a do duodeno.

Pelo contrário, as gastrites e as hérnias hiatais fazem dos doentes eternos «escravos» do estômago.

Causas

77110620130613095401 300x225 - Causas

Do ponto de vista das causas, e reunindo todas as formas, as epilepsias dividem-se em dois grandes grupos:

• Aquelas em que é possível encontrar uma causa;

• Aquelas em que não é possível detectar qualquer causa, as chamadas «epilepsias essenciais».

Há que dizer desde já que a epilepsia é uma doença orgânica que não tem nada a ver com uma origem psicológica, ainda que possa ter repercussões sobre a vida mental num outro plano. Grandes homens foram epilépticos (Júlio César, por exemplo).

A epilepsia é devida a uma espécie de «curto-circuito» do funcionamento do cérebro. As suas causas conhecidas são múltiplas: traumatismos cranianos, infecções do cérebro mais ou menos antigas, deformação dos vasos sanguíneos cerebrais e, sobretudo, tumores cerebrais (há sempre que desconfiar da sua presença, nos casos em que a epilepsia aparece num adulto).

Quando não se consegue determinar uma causa, trata-se de epilepsia dita «essencial», mas, atualmente, graças aos exames complementares: electroencefalograma, e sobretudo o extraordinário scanner, a segunda variedade está a diminuir em relação à primeira, o que é um grande progresso.

Lugar da nossa terapêutica

am 142990 4046320 854474 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Por conseguinte, uma terapêutica natural —também eficaz—, mas sem inconvenientes, é bem-vinda.

Utilizados logo de início, os nossos pontos fazem parar a constipação. Mais tarde, atenuam-lhe os inconvenientes e podem, em larga medida, evitar que evolua. Por isso o nosso método deve ser sempre o primeiro a ser experimentado, associado ou não a outros métodos naturais.

Sinais e formas

Massagem Para Dores de Cabeça 2 300x199 - Sinais e formas

Mesmo assim delimitada, a questão permanece muito ampla. Qual de nós nunca teve uma dor de cabeça?

Mas esta dor apresenta-se sob múltiplos aspectos.

Para começar, em múltiplos locais: dor em toda a cabeça, na testa, nas têmporas, na nuca, irradiada para os olhos, o pescoço, etc.

E também sob múltiplas formas: dor pulsátil, com ardor, surda ou, pelo contrário, como se a cabeça fosse «rebentar».

Finalmente, com múltiplos acompanhamentos: nariz tapado, vertigens, mas sobretudo náuseas e vómitos, o que está na base da famosa «crise de fígado» tão cara aos Franceses e que, na verdade, nunca existiu, porque é o fígado ou pelo menos as vias biliares que sofrem com a cabeça, e não o contrário.

Mas entre todas as formas, uma delas impõe-se: é a enxaqueca verdadeira. Segundo uma estatística recente, ela atingiria 25% da população. Vemos assim a sua importância social e económica, porque dá origem a uma enfermidade «intermitente», certamente, mas que nem por isso deixa de ser uma enfermidade.

Trata-se de uma afecção geralmente hereditária, que atinge metade da cabeça (hemicrânio), muitas vezes acompanhada por perturbações da visão (enxaqueca oftálmica) e incómodos digestivos e que ocorrem sem ou com um ritmo preciso (enxaquecas menstruais da mulher).

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Dois principais, dois acessórios:

Os principais:

O primeiro está situado sobre o dedo grande do pé, no ângulo da unha que está orientado para o lado dos outros dedos.

O segundo sobre o lado exterior da perna, a quatro dedos abaixo da curva do joelho, abaixo e para a frente da pequena cabeça do perónio.

Os acessórios:

O primeiro está sobre o ventre, à altura do umbigo e a quatro dedos para cada lado deste.

O segundo sobre o lado interior da perna, a um: mão abaixo do joelho, ângulo da tíbia.

Lugar da nossa terapêutica

medicament 300x200 - Lugar da nossa terapêutica

É boa porque leva a uma dilatação controlada das artérias, não certamente das que se encontram totalmente obstruídas, mas das redes de vasos que permanecem funcionais e podem durante muito tempo assegurar um suficiente fornecimento de sangue às pernas. Por isso deve ser sistematicamente associada às terapêuticas médicas. É desejável que os seus efeitos sejam seguidos através da melhoria do estado (aumento da distância de marcha) e da repetição dos «Doppler».

Lugar da nossa terapêutica

Acupuncture11 266x300 - Lugar da nossa terapêutica

Nos reumatismos, a estimulação dos pontos é indicada pela sua ação antidor. Mas esta não é a única; a acupunctura age também sobre o inchaço e a vermelhidão; muitas vezes a articulação desincha literalmente a olhos vistos sob a ação das agulhas. Por isso o nosso tratamento é sempre indicado devido à sua eficácia e à sua inocuidade.

Mas, tanto quanto possível, é necessário tratar a articulação atingida através de pontos específicos para cada uma, que descreveremos mais adiante.

Todavia, coloca-se um problema: quando é atingido um grande número de articulações num caso de poliartrite, por exemplo, ou de uma artrose generalizada, quando, segundo a expressão popular, o doente
está «cheio de reumático», com dores múltiplas por todo o lado, que fazer?

Pontos Que Curam
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com