Causas

Dentista Monterrey Estetica y Rehabilitacion Oral 20140407123529 300x225 - Causas

É inútil procurar uma causa para a nevralgia facial nos seios ou nos dentes (são inutilmente arrancados demasiados dentes a estes infelizes doentes). Na maioria dos casos, a sua causa é dificilmente detectável, sendo o nervo atingido ao longo do seu trajeto por uma inflamação ou por um vírus.

Neste último caso, há que vigiar o aparecimento possível de uma zona, que então se traduzirá por uma aglomeração de pequenas vesículas ao nível das emergências de terminações nervosas.

Sinais e formas

DSC00099 300x225 - Sinais e formas

Há assim duas origens muito diversas para as dores de pulso:

1) A artrite do pulso, que atinge a articulação, muitas vezes devido a uma doença inflamatória como a poliartrite. É dolorosa e provoca inchaço e deformação;

2) Aquilo que designamos «síndroma do canal cárpico» que se traduz por dores da palma da mão e sobretudo um entorpecimento, um formigueiro, por vezes uma sensação de queimadura da mão e dos dedos, especialmente de noite.
A mulher, na menopausa, é frequentemente atingida por esta afeção.

Lugar da nossa terapêutica

PONTOS MÃO E BRAÇO 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Esta é secundária em caso de conjuntivite infecciosa que se cura muito bem por ação dos colírios antibióticos.

Mas o mesmo não acontece com as duas outras variedades, nas quais a utilização regular e assídua dos pontos leva a resultados muitas vezes superiores aos das outras terapêuticas e, sobretudo, é desprovida de inconvenientes.

Sinais

joelho get 300x190 - Sinais

São três os principais:
-A dor, mais pronunciada na marcha, sobretudo nas escadas, ao subir ou, mais ainda, ao descer;

-A deformação de toda ou de parte da articulação;

-O derrame da sinóvia —hidrartrose em termos científicos —, isto é, do líquido interno da articulação. Esta hidrartrose pode existir em qualquer articulação, mas é particularmente importante ao nível do joelho.

Formas

agenuspdornascostasfotomarcossantos003 300x200 - Formas

Além desta dupla incidência, sensitiva e motora, a dor pode ser mais ou menos extensa ao longo do nervo. Pode assim acontecer que o doente só tenha dor na nádega ou na coxa, ou até somente na barriga da perna ou no pé.

Mas é importante insistir sobretudo nas duas irradiações diferentes que afetam os dois ramos terminais do nervo; um deles segue na direção do dedo grande, o outro na do último e mais pequeno dedo do pé; temos assim duas espécies de ciáticas; e esta noção é importante porque nos permite precisar a origem exata e por conseguinte, a raiz atingida. Com efeito, o nervo ciático, que é o nervo mais comprido e mais grosso do corpo, nasce de dois grupos de raízes sobrepostas.

Por exemplo, quando a ciática atinge o dedo grande, é porque é a raiz que passa entre a quarta e a quinta vértebras lombares que está envolvida.

Quando a dor vai ao dedo pequeno, é a que passa entre a quinta lombar e o osso sacro.

Também isto tem, como adiante veremos, importância em relação ao tratamento.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Dois principais, dois acessórios:

Os principais:

O primeiro está situado exatamente na massa muscular da perna, a meia altura e a meia largura.

O segundo, único, encontra-se na ponta do cóccige.

Os acessórios:

O primeiro, único também, está situado sobre o lábio superior, sob o nariz.

O segundo, no cimo do crânio (o ponto mais alto do corpo), na junção da linha mediana e da linha que passa pelo alto das duas orelhas. Notemos que este ponto é notável no tratamento do prolapso hemorroidário.

Modo de emprego

Acupuncture11 266x300 - Modo de emprego

A estimulação pode ser feita por meio de massagem, ou, então, recorrendo a agulhas ou a uma corrente eléctrica.

Estimular longamente em qualquer dos casos; é recomendável fazer, ao mesmo tempo, diversos movimentos com o ombro: elevação para diante, para o lado, para trás, etc.

Um resultado quase constante da estimulação é a atenuação da dor; além disso, é impressionante ver a recuperação obtida, após cada sessão, em relação aos movimentos normais.

Pontos Que Curam
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com