Category Archives: A asma

Os pontos

meridian image1 300x176 - Os pontos

Dois principais, dois acessórios;

Os principais:

O primeiro está situado sobre as costas, a dois dedos travessos para cada lado da espinha dorsal, ao nível da terceira vértebra dorsal.
Apanha-se a saliência vertebral na base da nuca e depois conta-se três para baixo. Es tá-se ao nível do
ponto.

O segundo está sobre o peito, entre os dois seios, à altura dos mamilos, sobre o esterno.

Os acessórios:

O primeiro está situado sobre a ponta da maçã-de-adão.

O segundo sobre o lado exterior da barriga da perna, a dois dedos abaixo da meia distância joelho-tornozelo.
E particularmente importante em caso de expectoração abundante.

Modo de emprego

Acupuncture12 267x300 - Modo de emprego

1) Na crise de asma, estimular os pontos principais até ao desaparecimento da crise e ao aparecimento da expectoração. A massagem digital deve ser, nesse caso, particularmente enérgica.

2) Para tratar a doença asmática, estimular duas ou três vezes por dia, durante cinco minutos, os diferentes pontos, ou utilizar uma estimulação contínua.

Os Chineses utilizam frequentemente a injeção de produtos medicamentosos (extractos placentários ou vitaminas) ao nível dos pontos.

Sinais

asma 1 185x300 - Sinais

Antes de tudo, há que puxar o sinal de alarme: atenção, qualquer dificuldade respiratória (dispneia, em termos científicos) não é asma; a dispneia pode ter origem na laringite, no coração ou noutras doenças
pulmonares. Só o médico poderá fazer a distinção entre elas.

Geralmente, a asma ocorre de noite, bruscamente, por volta das 2 ou 3 horas da manhã. O doente é acordado por um acesso de tosse incoercível, seguido de uma verdadeira «falta de ar»; senta-se na cama, agarra-se aos objetos. O seu pescoço inchado, os olhos exorbitados, o silvo da sua respiração, o peito abaulado mostram os esforços que faz para tentar respirar. Ao fim de um tempo mais ou menos longo, a crise acalma, frequentemente é lançada alguma expectoração e o doente volta a adormecer, exausto. É assim a crise típica da asma.

Mas muitas vezes a asma é menos pura. O indivíduo apresenta um incómodo menos violento, mas mais contínuo, com expectoração. É a asma «envelhecida», dita de dispneia permanente.

Por vezes, também acontece que o aspecto do doente se agrava; ele sufoca literalmente, a febre aumenta; a vida do doente chega a estar em perigo; chama-se a esta forma: estado de mal asmático.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica2 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Pode intervir de duas maneiras:

• Com utilização imediata na crise de asma, na qual pode aliviar o incómodo e diminuir-lhe a duração;

• Através de estimulação repetida ou contínua para o tratamento de fundo da doença asmática: os resultados são muitas vezes favoráveis, e, em todo 0 caso, o método não traz qualquer inconveniente.

Tratamento habitual

AsthmaInhaler 255x300 - Tratamento habitual

A diversidade das causas e dos mecanismos leva à utilização de um número de medicamentos.
Estes podem dividir-se em alguns grupos:

• A teofílina e os seus derivados; estes produtos os que são utilizados há mais tempo na asma, encontraram uma nova juventude desde que se aprendeu a manejá-los melhor;

• A cortísona, sob diferentes aspectos;

• Os derivados de adrenalina;

• Finalmente, um certo número de substâncias novas demasiado variadas das para que as descrevamos aqui.

Todas estas substâncias são administradas em injeções supositórios, pílulas ou bombas de aerosol.

É necessário saber-se que todos estes produtos têm além das suas qualidades, efeitos perigosos, e que só o médico pode permitir manejá-los, sempre na dose mínima ativa. Atenção, aqui mais do que noutros casos, à automedicação excessiva!

Causas

asma poluic3a7c3a3o 300x213 - Causas

A medida que é estudada, a asma mostra-se cada vez mais complexa e as suas causas surgem-nos cada vez mais numerosas.

A par das causas alérgicas, isto é, devidas a uma sensibilidade particular do sujeito a uma substância estranha, poeira, grãos de pólen, perfume é Preciso conceder um lugar muito amplo às asmas infecciosas secundárias a infeções brônquicas e mesmo a causas psicológicas que evoluem sobre um terreno particular.

É que nos vamos apercebendo de que a mecânica respiratória, e em particular a dos brônquios, é extraordinariamente complicada. Põe em jogo aquilo a que chamamos «receptores», isto é, locais especiais
situados sobre a mucosa brônquica e susceptíveis de desencadear reações a estímulos muito diversos.

A asma | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com