Category Archives: Reumatologia

Causas

homem com dor nas costas computador sentado trabalho 1365189216209 1920x1279 300x200 - Causas

Sempre as mesmas ao nível da coluna vertebral; o deslocamento de uma vértebra após um esforço em má posição comprime as raízes do nervo, provocando dor e contratura no seu trajeto.

Os nervos que partem das vértebras dorsais superiores são os nervos intercostais; uma nevralgia intercostal ou um ponto de lado pode assim ser sinal de um distúrbio dorsal.

Pelo contrário, os nervos saídos da coluna dorsal baixa estão sob a pele do ventre e a dor pode então fazer pensar num ataque de fígado e de estômago.

Outra causa de erro: por vezes, a dor nas costas provém ou da região lombar ou da região da nuca, através dos nervos que sobem ou descem ao longo da coluna. É o caso da dor das dactilógrafas, cujo ponto de partida é a nuca.

Sinais

shutterstock 101834314 300x246 - Sinais

É frequentemente na sequência de um esforço em má posição (levantamento de um peso) ou simplesmente de um ataque de tosse, de um passo em falso que a dor surge. Apresenta-se com diferentes características, queimadura, guinadas, formigueiros, etc, que são em si próprias definidoras da dor de origem nervosa.

Mas como o nervo ciático é também um nervo motor que faz mexer a perna e andar, esta motricidade pode ser atingida; podemos encontrar-nos diante de uma ciática paralisante, sempre mais grave, na qual o membro se torna flácido e impotente.

Tratamento habitual

medicament 300x200 - Tratamento habitual

Compõe-se essencialmente de repouso e calmantes. O doente é deitado sobre uma cama dura, eventualmente um gesso. A isso se associam calmantes e medicamentos para descontrair, quer gerais, quer locais (infiltração de cortisona).

Na verdade, é com grande frequência que uma manipulação vertebral restabelece a normalidade e suprime a dor.

Podemos dizer que a «dor de rins» é uma doença da nossa civilização, na qual já não existem exercícios físicos normais: vamos da cama para o ascensor, do ascensor para o carro ou para o metro e daí para acadeira do escritório ou para a máquina da fábrica.

Sinais

joelho get 300x190 - Sinais

São três os principais:
-A dor, mais pronunciada na marcha, sobretudo nas escadas, ao subir ou, mais ainda, ao descer;

-A deformação de toda ou de parte da articulação;

-O derrame da sinóvia —hidrartrose em termos científicos —, isto é, do líquido interno da articulação. Esta hidrartrose pode existir em qualquer articulação, mas é particularmente importante ao nível do joelho.

Formas

am 227888 3187279 374501 300x225 - Formas

O doente começa a sofrer, por vezes desde muito jovem, na sequência de um esforço feito em má posição. Quis apanhar qualquer coisa, deslocar um objecto pesado, etc. Sentiu uma verdadeira «facada nos rins» e ficou «paralisado». É o lumbago agudo, que faz o doente ficar «derreado».

O doente fica imobilizado, deixa de poder dar um passo. Este acidente dura alguns dias, ou mesmo algumas semanas. Depois, espontaneamente, regressa-se lentamente à normalidade.

Mas, na maior parte dos casos, o acidente recomeça; o doente fica novamente imobilizado, daí a mais ou menos tempo.

E, de lumbago agudo em lumbago agudo, o doente transforma-se num lombálgico crónico, que está sempre com dores, particularmente de manhã, ao levantar, e que, de vez em quando, fica imobilizado.

Não se imagina, além dos sofrimentos pessoais, o prejuízo económico provocado por estas perturbações. É uma das causas principais das interrupções de trabalho e dos défices dos organismos da previdência social.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Um principal, dois acessórios:

O ponto principal está situado sobre o bordo da mão que prolonga o dedo mínimo, no prolongamento da linha do coração contra o osso que designamos como o quinto metacárpico.

Os dois pontos acessórios:

O primeiro, a dois dedos acima do meio da barriga da perna, do seu lado exterior.

O segundo sobre o dorso da mão entre o indicador e o médio.

Tratamento habitual

DSCN0665 300x169 - Tratamento habitual

Embora o tratamento das fracturas esteja fora de discussão (gesso obrigatório), não há uma regra geral para o tratamento das entorses.

Certos casos devem ser ligados, ou até engessados, outros não; há cirurgiões que põem o doente em repouso. Outros fazem-no caminhar rapidamente; alguns recomendam aplicações de água quente, ou de água fria, ou até mesmo de gelo.

Causas

Lya 300x225 - Causas

A patologia do tornozelo é traumática na maioria dos casos.

Na sequência de um choque direto ou, mais frequentemente, de um movimento forçado do pé, há qualquer coisa que cede; ou um osso, e é uma fratura, ou um ou vários ligamentos, e temos uma entorse.

A radiografia mostra que as duas coisas estão frequentemente associadas; fractura parcelar associada a uma entorse ou rutura de ligamentos, que vem complicar uma fratura.

Reumatologia | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com