Category Archives: Reumatologia

Lugar da nossa terapêutica

Acupuncture11 266x300 - Lugar da nossa terapêutica

Nos reumatismos, a estimulação dos pontos é indicada pela sua ação antidor. Mas esta não é a única; a acupunctura age também sobre o inchaço e a vermelhidão; muitas vezes a articulação desincha literalmente a olhos vistos sob a ação das agulhas. Por isso o nosso tratamento é sempre indicado devido à sua eficácia e à sua inocuidade.

Mas, tanto quanto possível, é necessário tratar a articulação atingida através de pontos específicos para cada uma, que descreveremos mais adiante.

Todavia, coloca-se um problema: quando é atingido um grande número de articulações num caso de poliartrite, por exemplo, ou de uma artrose generalizada, quando, segundo a expressão popular, o doente
está «cheio de reumático», com dores múltiplas por todo o lado, que fazer?

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Um principal, dois acessórios:

O principal:

Está situado na ponta da dobra do cotovelo, do lado do polegar.

Dois pontos acessórios:

Um, a três dedos abaixo do precedente, sobre o bordo do antebraço.

O outro sobre o dorso da mão, ao fundo do espaço que separa o polegar do indicador, contra o osso que
conduz a este (segundo do metacarpo), no ângulo da cabeça e do corpo do osso.

Causas

maxresdefault1 300x169 - Causas

Se exceptuarmos casos excepcionais (tumores, infecções), a causa essencial da ciática é objecto de discussão; considerada, durante muito tempo, como sendo unicamente devida a uma hérnia do disco, isto é, da pequena almofada que separa as vértebras e que vem comprimir a raiz, parece que se trata, com muito maior frequência, de um deslocamento de uma vértebra sobre a outra que «entala» o nervo e provoca dor, paralisa, etc.

Formas e Causas

Heberden Arthrose 300x225 - Formas e Causas

Há duas grandes formas de «reumatismos»: a artrose e a artrite.

Artrose quer dizer reumatismo de desgaste ou degenerativo. A cartilagem que cobre todas as articulações gasta-se, desaparece, os ossos esfregam-se uns nos outros, provocando atrito, dando origem à dor e à
deformação ao nível das vértebras, das ancas, dos joelhos, dos dedos das mãos ou dos pés, etc. Isso explica o facto de a artrose surgir geralmente bastante tarde, a partir dos cinquenta. As causas da artrose ainda são misteriosas. Na nossa opinião, pensamos que a artrose é quase sempre uma complicação de deslocamentos articulares, isto é, articulações nas quais os ossos não se encontram no lugar certo.

Isto, que é evidente para a anca, por exemplo, é igualmente verdadeiro para a coluna vertebral, na qual as entorses vertebrais repetidas favorecem a sua aparição, ainda que precoce.

Em contrapartida, as artrites são uma infecção ou uma inflamação do interior da articulação, do líquido que a lubrifica, o líquido sinovial contido num pequeno saco, a sinóvia.

Há diversos tipos de artrite cuja origem pode ser virai, microbiana, e, na maior parte dos casos, ocorrem num terreno hereditário.

Algumas atingem sobretudo a coluna vertebral, tornando-a rígida e imóvel, é a espondilartrite.

Outras atacam sobretudo os cotovelos, joelhos, pulsos, dedos, etc, deformando-os, é a poliartrite.

Definição

Wrist Pain 300x200 - Definição

A articulação do pulso liga um total de quinze ossos (os dois ossos do antebraço, rádio e cúbito, os oito pequenos ossos do carpo, os cinco do metacarpo que conduzem aos cinco dedos).Este conjunto ósseo constitui uma espécie de goteira, ou, se quisermos, uma espécie de quarto, no qual ele é o chão e cujo tecto é uma verdadeira teia constituída por um grande ligamento, o ligamento anular do carpo.

Pela goteira passam os tendões e os nervos que vão até aos dedos.

Causas

homem com dor nas costas computador sentado trabalho 1365189216209 1920x1279 300x200 - Causas

Sempre as mesmas ao nível da coluna vertebral; o deslocamento de uma vértebra após um esforço em má posição comprime as raízes do nervo, provocando dor e contratura no seu trajeto.

Os nervos que partem das vértebras dorsais superiores são os nervos intercostais; uma nevralgia intercostal ou um ponto de lado pode assim ser sinal de um distúrbio dorsal.

Pelo contrário, os nervos saídos da coluna dorsal baixa estão sob a pele do ventre e a dor pode então fazer pensar num ataque de fígado e de estômago.

Outra causa de erro: por vezes, a dor nas costas provém ou da região lombar ou da região da nuca, através dos nervos que sobem ou descem ao longo da coluna. É o caso da dor das dactilógrafas, cujo ponto de partida é a nuca.

Sinais

shutterstock 101834314 300x246 - Sinais

É frequentemente na sequência de um esforço em má posição (levantamento de um peso) ou simplesmente de um ataque de tosse, de um passo em falso que a dor surge. Apresenta-se com diferentes características, queimadura, guinadas, formigueiros, etc, que são em si próprias definidoras da dor de origem nervosa.

Mas como o nervo ciático é também um nervo motor que faz mexer a perna e andar, esta motricidade pode ser atingida; podemos encontrar-nos diante de uma ciática paralisante, sempre mais grave, na qual o membro se torna flácido e impotente.

Reumatologia | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com