Category Archives: Reumatologia

Tratamento habitual

MG 5738 200x300 - Tratamento habitual

Somos obrigados a reconhecer que é passivo. Resume-se ao repouso na cama, infiltrações de anestésico e de cortisona, calmantes; em suma, dias de sofrimento e de incapacidade para o trabalho. E, muitas vezes, finalmente, uma cirurgia que nem sempre constitui solução definitiva.

Na verdade, tudo isto pode ser abreviado através de uma manipulação vertebral bem feita.

Definição

Wrist Pain 300x200 - Definição

A articulação do pulso liga um total de quinze ossos (os dois ossos do antebraço, rádio e cúbito, os oito pequenos ossos do carpo, os cinco do metacarpo que conduzem aos cinco dedos).Este conjunto ósseo constitui uma espécie de goteira, ou, se quisermos, uma espécie de quarto, no qual ele é o chão e cujo tecto é uma verdadeira teia constituída por um grande ligamento, o ligamento anular do carpo.

Pela goteira passam os tendões e os nervos que vão até aos dedos.

Evolução

Marta 1 300x225 - Evolução

Nunca se deve menosprezar a entorse do tornozelo.

Além da dor e da incapacidade profissional mais ou menos longa que decorre de uma primeira afecção, um tornozelo torcido tem tendência a provocar recidivas porque os ligamentos, verdadeiras «amarras» da articulação, foram rasgados.

De entorse em entorse, chega-se muitas vezes, particularmente na mulher que usa saltos altos, a um tornozelo instável constantemente inchado e doloroso, que transforma a infeliz numa pessoa verdadeiramente enferma.

Evolução

como tratar dores no nervo ciatico 300x183 - Evolução

Sem tratamento, a ciática pode traduzir-se numa dor breve e suportável. Mas também pode durar semanas, e até meses, imobilizando e fazendo sofrer um martírio ao seu infeliz portador. Pouco a pouco, a dor atenua-se, mas muitas vezes mantém-se um mal-estar ou um adormecimento no pé, por exemplo, e, frequentemente após um esforço, a ciática apresenta uma recidiva.

Sinais

shutterstock 101834314 300x246 - Sinais

É frequentemente na sequência de um esforço em má posição (levantamento de um peso) ou simplesmente de um ataque de tosse, de um passo em falso que a dor surge. Apresenta-se com diferentes características, queimadura, guinadas, formigueiros, etc, que são em si próprias definidoras da dor de origem nervosa.

Mas como o nervo ciático é também um nervo motor que faz mexer a perna e andar, esta motricidade pode ser atingida; podemos encontrar-nos diante de uma ciática paralisante, sempre mais grave, na qual o membro se torna flácido e impotente.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Dois principais e dois acessórios:

Os dois principais estão situados sobre a ponta dos dois tornozelos.

Acrescenta-se-lhes dois pontos acessórios sobre os dois lados da perna:

O primeiro sobre o perónio a três dedos acima do tornozelo externo.

O segundo sobre o bordo de trás da tíbia, a uma mão por cima do tornozelo interno, numa pequena concavidade.

Reumatologia | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com