Category Archives: Doenças da anca

Sinais

376x250 - Sinais

São essencialmente dois:

Primeiro a dor, mas atenção, esta dor nem sempre se situa na anca; na maior parte das vezes é irradiada no joelho;

Depois vem o coxear: no adulto, de forma evidente; na criança, é preciso uma observação muito cuidadosa, porque o pequeno doente tem tendência para dissimular que coxeia, através de uma modificação da marcha.

A radiologia permite precisar as lesões.

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Um principal, dois acessórios:

O ponto principal está situado na parte de trás do grande osso da anca (grande trocânter, em termos científicos). Colocamos o polegar sobre a crista ilíaca que limita a bacia de lado; a mão pousa sobre a nádega e por trás do osso, o dedo mínimo indica o ponto.

Os dois pontos acessórios podem ser associados com proveito:

Um, mesmo ao meio da curva da virilha;

O outro, no cimo da perna, a uma mão abaixo do joelho, no ângulo da tíbia, sob a rótula.

Modo de emprego

Acupuncture12 267x300 - Modo de emprego

Os diversos métodos, massagem, agulha, estimulação permanente, parcial, eléctrica ou por ligação são utilizáveis. Os Chineses utilizam a injeção de substâncias calmantes ao nível dos pontos.

Como sempre, nas afecções dolorosas, são de utilizar dois modos de emprego, que, aliás, se completam perfeitamente:

Estimular energicamente até ao desaparecimento da fase dolorosa. Massajar regularmente, quinze minutos de manhã e à noite, para prevenir as crises.

Tratamento habitual

P1010708 1 300x225 - Tratamento habitual

Começa por ser preventivo.

É logo a partir do nascimento que se deve procurar colocar os ossos em boa posição, pondo uma espécie de almofada entre as pernas do recém-nascido.

Quando os estragos são demasiado avançados, só a cirurgia os pode reparar. A operação mais eficaz é o enxerto total da anca, que substituirá a articulação inteira.

Mas os cirurgiões esforçam-se por retardar ao máximo essa importante intervenção. Por isso, todos os métodos (cinesioterapia, analgésicos, etc.) que permitem diferi-la são bem-vindos.

Causas

10 226x300 - Causas

Uma articulação submetida a tais pressões deve ter uma estrutura impecável. Pode começar por ser atingida por todas as doenças que afetam as outras articulações: reumatismos, fracturas, etc; mas a causa mais frequente da patologia da anca está ligada às malformações da articulação.

Se a examinarmos, apercebemo-nos de que é constituída por uma espécie de chave, a parte de cima do fémur, o osso da coxa, que penetra numa fechadura, a cavidade articular da bacia.

O pior é que a chave é muito grande e a fechadura não é senão suficiente; basta haver uma deformação, uma pequena insuficiência a este nível para a articulação se entortar e se tornar ineficaz; a cartilagem degenera e assim de constitui a mais frequente afecção da anca: a coxartrose.

Doenças da anca | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com