Category Archives: Doenças do joelho

Sinais

joelho get 300x190 - Sinais

São três os principais:
-A dor, mais pronunciada na marcha, sobretudo nas escadas, ao subir ou, mais ainda, ao descer;

-A deformação de toda ou de parte da articulação;

-O derrame da sinóvia —hidrartrose em termos científicos —, isto é, do líquido interno da articulação. Esta hidrartrose pode existir em qualquer articulação, mas é particularmente importante ao nível do joelho.

Causas

Dicas ayurvedicas para dor nos joelhos 300x183 - Causas

-Primeiro no âmbito dos traumatismos, nos quais os estragos podem ir desde as fracturas até às simples contusões, passando pelas entorses dos diferentes ligamentos (exteriores ou interiores do joelho), muitas vezes mais graves do que as próprias fracturas. A prática dos desportos violentos (futebol, esqui) multiplica os acidentes. Um caso particular no joelho: a lesão do menisco, espécie de carril situado sobre a parte superior da tíbia.

-Seguidamente vêm as doenças. Todos os «reumatismos» podem afetar o joelho: gota, reumatismos infecciosos e inflamatórios e sobretudo reumatismos degenerativos: a artrose, que tem aqui o nome de gonartrose e que desvia ou deforma o joelho.

-Finalmente, na criança e no adolescente, as «dores do crescimento», com o nome científico de epifisite, afetam mais particularmente o joelho. E há também de ter sempre cuidado com raros mas terríveis tumores ósseos que se manifestam nessas idades.

Formas

SAM 5370 300x225 - Formas

Seja qual for a sua origem, a afecção do joelho pode se global, o que é o caso mais frequente, ou parcial, quando não atinge senão um sector, a articulação do joelho e da rótula, por exemplo.

Há uma afecção que é própria do joelho, a luxação do menisco; um dos meniscos, os «carris» da tíbia, levanta-se e parte-se.

O sinal mais importante neste caso é o bloqueio do joelho quando se estende a perna. É esse, aliás, o mecanismo da luxação do menisco; o pontapé no vazio do futebolista que falha a bola é dele o melhor exemplo.

É quase sempre necessária uma radiografia para a determinação da terapêutica.

Modo de emprego

acupuntura 2 300x225 - Modo de emprego

As dores do joelho são situações em que é especialmente indicada uma estimulação aquecedora, quer através de agulha, quer mediante um instrumento aquecido (colher, por exemplo).

Ainda aqui, duas possibilidades: estimular com força e profundamente em caso de dor até ao seu desaparecimento, estimular com menos força, mas durante cinco minutos, duas a três vezes por dia, e durante alguns minutos, a título preventivo.

Doenças do joelho | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com