Category Archives: Dores dos dedos

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

O ponto principal:

Está situado sobre o dorso de cada dedo, no meio da primeira articulação do dedo (a que está situada mais perto da mão).

Se vários dedos estão afetados, esses pontos devem ser estimulados na ordem seguinte: anular, polegar, médio, indicador, mínimo. Claro que podem ser massajados outros pontos sobre as outras articulações dos dedos ou na base destes, se necessário.

Sinais e formas

dfbdfhfd 300x225 - Sinais e formas

Estas partes do corpo, tão mal protegidas, são afetadas principal e frequentemente por traumatismos e infecções.

Temos de nos acautelar contra qualquer afecção dos dedos, porque tanto uns como as outras podem atingir gravemente as estruturas mais complexas (tendões, articulações, ossos), que, simultaneamente, estão tão perto da superfície. Um simples panarício desprezado pode conduzir a um desastre. O mesmo acontece com picadas ou mordeduras com uma pequeníssima porta de entrada, que podem provocar enormes estragos em profundidade.

Mas são sobretudo os «reumatismos» que afetam os dedos; também aqui, existem duas grandes variedades:

• Os reumatismos inflamatórios, e os dedos são um lugar de eleição da poliartrite, que os torce em forma de garras, donde o nome de deformação em «vendaval»;

• Os reumatismos degenerativos, por outras palavras, a artrose, que ataca sobretudo na menopausa feminina. Também aqui as articulações são deformadas, mas de uma maneira diferente; surgem nódulos dolorosos, sobretudo quando estão em formação. O polegar é particularmente atingido na sua base.

Dores dos dedos | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com