Category Archives: Reumatismos

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Pontos gerais para os reumatismos generalizados:

O Primeiro está situado no dorso do pé, sobre a ruga que se forma quando o erguemos, contra o rebordo
do tornozelo.

O segundo, na nuca, a dois dedos para ambos os lados da primeira saliência visível (sétima cervical) no cimo da coluna, inclinando a cabeça para a frente.

O terceiro, mesmo ao meio do dorso do antebraço, a meia distância entre as suas duas extremidades e as duas articulações do cotovelo e do pulso.

Lugar da nossa terapêutica

Acupuncture11 266x300 - Lugar da nossa terapêutica

Nos reumatismos, a estimulação dos pontos é indicada pela sua ação antidor. Mas esta não é a única; a acupunctura age também sobre o inchaço e a vermelhidão; muitas vezes a articulação desincha literalmente a olhos vistos sob a ação das agulhas. Por isso o nosso tratamento é sempre indicado devido à sua eficácia e à sua inocuidade.

Mas, tanto quanto possível, é necessário tratar a articulação atingida através de pontos específicos para cada uma, que descreveremos mais adiante.

Todavia, coloca-se um problema: quando é atingido um grande número de articulações num caso de poliartrite, por exemplo, ou de uma artrose generalizada, quando, segundo a expressão popular, o doente
está «cheio de reumático», com dores múltiplas por todo o lado, que fazer?

Formas e Causas

Heberden Arthrose 300x225 - Formas e Causas

Há duas grandes formas de «reumatismos»: a artrose e a artrite.

Artrose quer dizer reumatismo de desgaste ou degenerativo. A cartilagem que cobre todas as articulações gasta-se, desaparece, os ossos esfregam-se uns nos outros, provocando atrito, dando origem à dor e à
deformação ao nível das vértebras, das ancas, dos joelhos, dos dedos das mãos ou dos pés, etc. Isso explica o facto de a artrose surgir geralmente bastante tarde, a partir dos cinquenta. As causas da artrose ainda são misteriosas. Na nossa opinião, pensamos que a artrose é quase sempre uma complicação de deslocamentos articulares, isto é, articulações nas quais os ossos não se encontram no lugar certo.

Isto, que é evidente para a anca, por exemplo, é igualmente verdadeiro para a coluna vertebral, na qual as entorses vertebrais repetidas favorecem a sua aparição, ainda que precoce.

Em contrapartida, as artrites são uma infecção ou uma inflamação do interior da articulação, do líquido que a lubrifica, o líquido sinovial contido num pequeno saco, a sinóvia.

Há diversos tipos de artrite cuja origem pode ser virai, microbiana, e, na maior parte dos casos, ocorrem num terreno hereditário.

Algumas atingem sobretudo a coluna vertebral, tornando-a rígida e imóvel, é a espondilartrite.

Outras atacam sobretudo os cotovelos, joelhos, pulsos, dedos, etc, deformando-os, é a poliartrite.

Reumatismos | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com