Category Archives: Torcicolo, dores na nuca

Modo de emprego

Acupuncture11 266x300 - Modo de emprego

Como em todas as afeções agudas, quando se trata de um torcicolo, estimule energicamente até ao desaparecimento da dor e recomece sempre que necessário.

Esta estimulação pode ser realizada de diferentes maneiras, quer manualmente, quer através da utilização de agulhas. Na China usam-se até injeções de vitaminas ao nível dos pontos.

Nas dores crónicas, convém estimular os pontos durante cinco minutos, duas a três vezes por dia.

Tratamento habitual

Massagem 240x300 - Tratamento habitual

O tratamento habitual é constituído por calmantes e medicamentos para descontrair, que aliviam os efeitos e não a causa. Na verdade, o tratamento fundamental do torcicolo e das dores da nuca é a manipulação vertebral, que volta a colocar no seu lugar a ou as vértebras que dele se deslocaram. Mas uma manipulação só deverá ser feita por um terapeuta muito experiente, uma vez eliminadas as causas graves (fratura, tumor, etc).

Os pontos

meridian image 300x176 - Os pontos

Um principal, dois acessórios:

O ponto principal está situado sobre o bordo da mão que prolonga o dedo mínimo, no prolongamento da linha do coração contra o osso que designamos como o quinto metacárpico.

Os dois pontos acessórios:

O primeiro, a dois dedos acima do meio da barriga da perna, do seu lado exterior.

O segundo sobre o dorso da mão entre o indicador e o médio.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica1 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Ela é muito importante, e podemos dizer que a estimulação dos nossos pontos permite muitas vezes não só evitar todas as substâncias químicas antidor, mas também, reduzindo as contraturas musculares, contribui eficazmente para a recolocação das vértebras no seu lugar, espontaneamente ou não.

Causas

dormindoo 300x201 - Causas

Existem afecções graves das vértebras: tumores, infeções, reumatismos. Também há que desconfiar, quando houve traumatismo (em especial um choque de automóvel por trás, que sacode o pescoço), de uma fractura vertebral. É por isso que é sempre útil uma radiografia.

Mas na imensa maioria dos casos estamos perante o deslocamento de uma ou várias vértebras (na sequência de um choque ou de uma má posição repetida, as vértebras deslizam uma sobre a outra bloqueando os nervos que passam entre elas).

E que dizer da artrose? É possível dizer que a artrose vertebral não é dolorosa em si mesma, mas, pelas deficientes posições que provoca, favorece as compressões nervosas e, portanto, as dores.

Com efeito, uma vértebra que se desloca comprime os nervos que passam entre ela e as suas vizinhas; é essa a causa principal de toda a patologia da região.

Isso começa por provocar uma dor localizada e contraturas musculares responsáveis pela imobilização do pescoço.

Se se trata de uma vértebra cervical alta, as duas primeiras sobre a nuca, também pode haver dores do crânio, ou até uma enxaqueca de um lado da cabeça, ou difusa.

Se, pelo contrário, é uma cervical baixa que é afetada, as dores descem para o ombro e para o braço e, muitas vezes, vão mesmo até à mão; temos então uma nevralgia cervicobraquial, mais simplesmente designada, impropriamente, aliás, como «nevrite».

Em todos os casos podem ocorrer vertigens; o deslocamento cervical é a causa mais frequente da vertigem, porque a artéria vertebral que vai ao cerebelo, centro de equilíbrio, passa através das vértebras e pode assim ser comprimida por esse deslocamento.

Torcicolo, dores na nuca | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com