Sinais e formas

4 DSC03926 300x225 - Sinais e formas

No cotovelo encontram-se, na realidade, quatro unidades distintas.

A própria articulação do cotovelo, isto é, a ligação entre o úmero (osso do braço), o rádio e o cúbito (ossos do antebraço). E também uma segunda articulação entre os dois ossos do antebraço, situada abaixo da dobra do cotovelo, no lado do antebraço virado para o polegar.

Finalmente, e poderíamos dizer sobretudo, há duas falsas articulações. Estão situadas na extremidade do osso do braço sobre duas espécies de promontórios ósseos que recebem os nomes pouco graciosos de epitróclea, do lado do dedo mínimo, e epicôndilo, do lado do polegar.

A estes dois relevos vem ligar-se um número incrível de músculos, os que fazem mexer a mão. Ainda aqui estamos em presença de um verdadeiro emaranhado de músculos, tendões e bolsas de articulação, que têm o nome científico de bolsas sinoviais.

Tudo isto se pode inflamar, sobretudo do lado do polegar, levando ao que se designa por epicondilite, mais conhecida pelo nome inglês de tennis elbow, porque ocorre com frequência nos jogadores de ténis.
Mas não só neles, os jogadores de golfe e mesmo da inofensiva malha, as pessoas que fazem gestos profissionais repetidos, cesteiros, telefonistas de P. B. X. ou muito simplesmente a dona de casa que carrega um saco demasiado pesado, são igualmente afetados. O doente só sofre com certos movimentos, dando a volta ao fecho de uma janela, por exemplo, mas nesse momento a dor, agudíssima, obriga-o a largá-lo.

Sinais e formas | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com