Category Archives: Sistema nervoso

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica1 300x2252 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Assim, o seu lugar não vai além de um tratamento de urgência, mas por isso mesmo reveste-se de uma importância considerável.

Com efeito, é frequente uma estimulação enérgica poder fazer sair o doente do coma; um pormenor pitoresco vem documentar essa possibilidade: a origem da expressão croque-mortK Quando havia dúvidas sobre a morte de um indivíduo que se encontrava em coma, o indivíduo a cargo do qual estava o enterro mordia-lhe com toda a força o dedo mínimo. Quando ainda havia vida nele, o doente ressuscitava.

Um dos nossos pontos situa-se precisamente a esse nível.

Definição

pessoa baseado 200x300 - Definição

Desde há milénios, o homem —nesse aspecto menos sábio de que os animais— procura utilizar substâncias susceptíveis de modificar o seu comportamento, estimulando-se ou acalmando-se.

A China tem-se confrontado particularmente, desde a mais alta antiguidade, com o problema da droga, e sobretudo o ópio. Infelizmente, este tipo de intoxicação conquistou os países ocidentais, onde nos últimos vinte anos, não tem cessado de progredir.

Veio acrescentar-se às outras intoxicações «muito nossas», que são o álcool e o tabaco.

A França tem o recorde absoluto, pouco invejável, do consumo mundial de álcool.

Quanto ao tabaco, a sua voga, já antiga, regride um pouco mas, em contrapartida, atinge um número crescente de jovens.

Definição

INCLUSÃO MOTORA 300x225 - Definição

A paralisia é a abolição da motricidade numa ou várias partes do corpo.

Esta abolição está ligada a uma interrupção do funcionamento nervoso motor; pode ter a sua origem numa afeção do sistema nervoso em todo o seu trajeto, desde o cérebro, onde se encontram zonas especializadas (áreas motoras) correspondentes às diversas partes do corpo, até à extremidade da arborização terminal nervosa. É assim possível conceber a extrema diversidade das doenças que as causam, cuja descrição é de molde a encher vários volumes de medicina. Por isso, contentar-nos-emos com descrever as suas formas principais, porque a aplicação da nossa terapêutica depende do sector atingido, e não propriamente da causa.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica2 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Coloca-se ao nível dos grandes tratamentos da paralisia facial. Permite recuperações brilhantes, rápidas e sem incidentes.

É necessário repetir as sessões e, geralmente, utilizar formas enérgicas de estimulação (acupuntura elétrica), às quais se associam sessões de automassagem pessoal, de duas em duas horas, por exemplo. Mas vale a pena o esforço.

Sinais e formas

esquizzozo 300x200 - Sinais e formas

Podem ser individualizadas três formas:

— A esquizofrenia é a doença mais grave, primeiro porque ataca os jovens entre os quinze e os trinta e cinco anos; depois, porque é frequente; considera-se que são atingidos 1% dos jovens dessas idades. Finalmente, porque, sem tratamento, leva inexoravelmente à dissociação completa da personalidade, à verdadeira «loucura».

O início pode ser súbito, pelo aparecimento de um delírio e de atos anormais; pode ser progressivo, com comportamentos bizarros, gargalhadas sem motivo, uma imobilidade total, ou atos agressivos perigosos.

Mais ou menos rapidamente, a personalidade desintegra-se e, geralmente, o doente, imóvel e mudo, deixa de ter qualquer contacto com o meio ambiente. É aquilo que se chama autismo;

— A psicose maníaco-depressiva é caracterizada pela alternância de fases depressivas em que o sujeito, no cúmulo do abatimento, se persegue, se acusa de todos os erros e de todos os crimes e se arrisca ao suicídio em qualquer momento, e de fases maníacas em que, pelo contrário, ri, está eufórico, dá a impressão de ter bebido. Muitas vezes, estas fases alternam ao fim de alguns meses, por vezes em alguns dias;

— A psicose alucinatória: O sujeito vê impor-se-lhe um delírio exterior. Julga-se espiado, perseguido, ameaçado. São estas pessoas que se obstinam em queixar-se à justiça ou à polícia dos seus parentes ou vizinhos.

A par destas formas típicas, existem numerosos casos de doenças mentais difíceis de classificar, mas que, na generalidade, se aproximam destes três modelos.

Os pontos

meridian image1 300x176 - Os pontos

Um principal, dois acessórios:

O principal:

Situado ao fundo das costas, sobre a espinha dorsal, a meio caminho entre as duas covinhas que marcam as
articulações do sacro e da bacia.

Os acessórios:

Um no topo da cabeça, sobre a linha que une o alto das duas orelhas. O segundo sob o rebordo do occipital, a meio deste.

Sistema nervoso | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com