Category Archives: Comas

Modo de emprego

Acupuncture1 266x300 - Modo de emprego

Trata-se de uma situação de grande urgência, os minutos contam.

É preciso, evidentemente, evacuar o doente para o hospital mais próximo, o mais depressa possível, e enquanto tal não acontece, no local onde ele se encontra, estimular os pontos por todos os meios à nossa disposição, massagem, descarga elétrica ou picada enérgica com uma ponta metálica.

Estimule fortemente.

Podemos ter a sorte de ver o doente sair do coma e chegar em melhores condições ao hospital.

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica1 300x2252 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Assim, o seu lugar não vai além de um tratamento de urgência, mas por isso mesmo reveste-se de uma importância considerável.

Com efeito, é frequente uma estimulação enérgica poder fazer sair o doente do coma; um pormenor pitoresco vem documentar essa possibilidade: a origem da expressão croque-mortK Quando havia dúvidas sobre a morte de um indivíduo que se encontrava em coma, o indivíduo a cargo do qual estava o enterro mordia-lhe com toda a força o dedo mínimo. Quando ainda havia vida nele, o doente ressuscitava.

Um dos nossos pontos situa-se precisamente a esse nível.

Sinais e formas

02 Rafeala na uti 300x240 - Sinais e formas

Embora haja sempre perda de consciência, ela poderá ser mais ou menos profunda, desde o coma ligeiro, no qual o doente emerge do seu torpor e responde até a algumas questões simples quando é energicamente sacudido, até ao coma profundo, no qual já não existe o mínimo reflexo, a ponto de comprometer as funções vitais mais essenciais, como a respiração ou a deglutição.

Os pontos

meridian image2 300x176 - Os pontos

Exitem em três grupos:

1) Os primeiros estão situados na extremidade dos dois dedos mínimos, ao nível dos ângulos da unha, de um lado ou do outro.

2) Os segundos nas plantas dos pés, na junção das duas rugas formadas pelos dedos, quando se dobram.

3) Finalmente, os últimos estão situados sob as unhas dos dez dedos da mão, no meio do seu bordo livre.

Causas

28032011218 300x225 - Causas

Todas as doenças graves podem conduzir ao coma, mas existem certas circunstâncias susceptíveis de levar a um coma brutal:

— Primeiro que tudo, os traumatismos cranianos;

— As meningites agudas, sobretudo na criança;

— Os acidentes vasculares, hemorragia cerebral ou trombose, isto é, obstrução brusca de uma artéria do cérebro por um coágulo sanguíneo;

— Finalmente, os comas tóxicos, quer por intoxicação externa, em casos de suicídio, por exemplo, quer por intoxicação interna, diabetes, ureia, etc.

Comas | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com