Category Archives: Depressão nervosa, neurastenia, perturbações psicossomáticas

Modo de emprego

Acupuncture12 267x300 - Modo de emprego

Como se trata de uma afeção crónica, convém utilizar os pontos e as zonas várias vezes ao dia, durante alguns minutos de cada vez.

Quando o doente está dominado por uma crise de angústia aguda, há um ponto que deve ser estimulado imediatamente.

Está situado sobre a parte anterior do peito, do lado direito, sob a clavícula, a uma mão acima do mamilo.

Causas

istock emot intell bullying2 300x200 - Causas

É banal a evocação das dificuldades do nosso tempo, o «casa-trabalho-casa», que retira à vida todo o seu interesse e rouba toda a coragem. Assim, a doença seria o exemplo típico da doença de época, ou social.

Na verdade, parece que as descobertas atuais estão mais orientadas, mesmo na depressão, para uma origem orgânica.

Trata-se com frequência de uma afecção hereditária, intensificada por desordens sanguíneas, em especial a tetania ou a espasmo filia, isto é, a baixa na taxa de cálcio ou de magnésio do sangue, mas também essas substâncias novas, que são algumas das descobertas mais importantes da neurologia atual, os mediadores químicos cerebrais, essas substâncias segregadas pelo sistema nervoso, estariam em causa.

Tratamento habitual

Tryptanol 233x300 - Tratamento habitual

Pensou-se durante muito tempo ter resolvido o problema da depressão com o aparecimento dos tranquilizantes. E, com efeito, com esse tipo de medicamentos foi possível, pela primeira vez, modificar um estado mental.

Mas o sucesso ultrapassou, por assim dizer, as esperanças. Os tranquilizantes são os medicamentos mais utilizados em todo o mundo, a sua venda faz-se às toneladas. Infelizmente, não são desprovidos de inconvenientes e provocam sonolência e apatia. Além disso, provocam habituação, aumenta-se as doses, e cai-se numa perigosa escalada terapêutica.

Sinais

depbhgbhbhb 300x202 - Sinais

O doente deprecia-se, julga-se inútil, incapaz, e torna-se efetivamente incapaz. Mergulha na angústia; o mínimo acontecimento transcende-o. A isso se acrescentam numerosos tipos de mal-estar: sensação de arrepios, etc.

A insónia está quase sempre presente.

Na verdade, a depressão nervosa que, segundo as épocas, é designada como neurastenia, spleen, anemia cerebral, ou mesmo, em linguagem moderna, a «fossa», sente-se mais do que se descreve.

Os pontos

meridian image2 300x176 - Os pontos

Neste caso, trata-se sobretudo de zonas que devem ser massajadas regularmente:

A primeira é a dobra do pulso

A segunda sobre o ventre, na linha mediana entre o tórax e o umbigo.

A terceira é um ponto situado sobre o crânio, no seu ponto mais alto, no cruzamento da linha mediana e de uma linha que passa pelo alto das duas orelhas.

Tratamento habitual

DSC00811 300x225 - Tratamento habitual

Durante muito tempo inexistente, o tratamento torna-se cada vez mais ativo.

Primeiro no plano médico, no qual a cortisona diminui indiscutivelmente a inflamação do nervo e, por conseguinte, apressa a recuperação. No plano cirúrgico, igualmente, a descompressão do nervo pode conduzir a uma recuperação mais rápida.

Finalmente, não devemos esquecer os movimentos do rosto, a cinesioterapia que nós próprios podemos fazer diante de um espelho, e que é tão válida para os pequenos músculos como para os grandes. Esta cinesioterapia associa-se admiravelmente, aliás, à nossa terapêutica.

Depressão nervosa, neurastenia, perturbações psicossomáticas | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com