Category Archives: Paralisia facial

Lugar da nossa terapêutica

acupuntura estetica2 300x225 - Lugar da nossa terapêutica

Coloca-se ao nível dos grandes tratamentos da paralisia facial. Permite recuperações brilhantes, rápidas e sem incidentes.

É necessário repetir as sessões e, geralmente, utilizar formas enérgicas de estimulação (acupuntura elétrica), às quais se associam sessões de automassagem pessoal, de duas em duas horas, por exemplo. Mas vale a pena o esforço.

Sinais

IMGP1496 300x225 - Sinais

O doente apresenta um aspeto muito característico. O rosto está desviado, repuxado para o lado são, porque desse lado os músculos mantêm a sua tonicidade, a sua eficácia.

Pelo contrário, do lado doente, a face está flácida, as rugas da pele desaparecem, o olho deixa de fechar, os lábios erguem-se a cada movimento respiratório (diz-se que o doente «fuma cachimbo»).

Causas

050 225x300 - Causas

Podemos distinguir duas grandes origens:

• A paralisia facial, dita de origem central, porque a sua origem se encontra no cérebro. Houve, por exemplo, uma embolia ou uma hemorragia que atingiu a região onde tem origem o nervo facial.

Mas é raro que a paralisia se limite então ao nervo. Geralmente, existe também uma paralisia de metade do corpo (hemiplegia) e do lado oposto ao meio rosto atingido;

• Na maior parte dos casos, felizmente, o nervo é atingido no seu trajeto periférico. Durante muito tempo, estas paralisias foram chamada a frigore, porque se julgava que eram devidas ao frio.

Na verdade, trata-se, na maioria dos casos, de um ataque por um vírus ou de uma pequena hemorragia no trajeto do nervo.

Os pontos

meridian image2 300x176 - Os pontos

Dois principais, três acessórios:

Os principais:

Os primeiros sobre a face do pulso, do lado da palma da mão, a cinco dedos acima da ruga do pulso, na região onde se encontra a pulsação.

Os segundos sobre o rebordo posterior do crânio, a três dedos da orelha, avançando para o meio do crânio.

Os acessórios:

Segundo a região atingida, sobre a testa: dois dedos acima do meio da sobrancelha; sobre a face: a meio do bordo inferior da órbita; sobre o queixo: dois dedos para fora em relação à «cova» do queixo.

Modo de emprego

Acupuncture12 267x300 - Modo de emprego

Os pontos devem ser estimulados o mais depressa possível após o início do ataque.

É bom recorrer aos métodos de estimulação enérgica (acupuntura elétrica), mas é fundamental que o doente se associe ao tratamento estimulando ele próprio os pontos várias vezes ao dia.

Pode-se-lhe associar, com proveito, uma cinesioterapia do rosto.

Mesmo quando o ataque é antigo e deixou sequelas, é possível esperar uma recuperação interessante e o regresso a um rosto quase normal.

Paralisia facial | Pontos que Curam | ferramenta de diagnóstico e esclarecimento.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com